Cada Vez + Música e + Influências - 7

           Quando criança ouvia muita música em casa, mas era a minha época do "Balão Magico" e em casa tocava de Sérgio Reis a Elis Regina, Renato e Seus Blue Caps a Incríveis, Adoniran Barbosa a Nelson Gonçalves, Trini Lopez a Carlos Gonzaga, Roberto Carlos e tantos outros que tocavam na radiola e depois passou a ser um som 3 em 1, nesse lembro de ter ouvido Dire Straits, Metallica, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, e depois em CD o primeiro disco do Pato Fu (Ainda pela Cogumelo Records), Nirvana, e outros dos anos 90, mas também muitos CDs emprestados de amigos e alguns da época de escola, Blues Etílicos, A Elétrika Tribo, Celso Blues Boy, Muddy Waters, Jonnhy Winter, Elvis Presley, e assim fui aprendendo a gostar de diversos estilos.
           Se me esforçar sou capaz de me lembrar das épocas em que ouvi cada coisa, os primeiros vinis, os primeiros K-7s (sim eu tive acesso a alguns originais, ouvi muito Ultraje A Rigor e os Demônios da Garoa, de tabela em casa), os primeiros CDs, os primeiros VHSs (ficava a tarde em casa e gravava da TV as inúmeras aparições dos artistas que eu gostava, nessa época eu estudava de manhã e ainda num trabalhava) e Laser Disc/Videos Disc (esses formatos nunca mais vi), DVD (acho que as primeiras coisas que vi foram filmes, de música lembro de ver os The Doors em branco e preto), Mpeg, AVI, MKV, e por ai vai...
           Lembro que a música cercava os jovens onde fossem, fui com meu irmão e meu primo assistir ao Batman (com o Michael Keaton) no Cine Brasil em BH, e antes do início do filme passou o clipe de "Há Tempos" da Legião Urbana, aquilo marcou aquela banda e aquele disco também, por vezes encontrei caminhos e pessoas que me indicaram músicas e artistas que me influenciariam não só com o som, mas como estilo de vida e instrumentos diferentes, que me atraiam e me davam certa curiosidade. Assim conheci Brian Setzer, Walter Trout, Chris Duarte, B-Side Players, Blues Brothers, Los Porongas, Hojerizah.
           A primeira banda de "heavy" que ouvi falar antes mesmo de ouvir qualquer som foi o Iron Maiden, meu vizinho fazia uma montagem de caixas de som no quintal e colocava pra tocar os discos (ainda em vinil), e se empolgava. No quarto dele um pôster do Eddie "The Head", sim o mascote das capas dos discos que naquela época causava um estranhamento total e ainda causa a primeira vista. Na cidade não havia muito o que ver de música jovem nos medos dos anos 90, algumas das bandas que tinha lá seus  movimentos entre o rock, o punk e o heavy metal estavam recém terminadas, talvez isso tenha me impulsionado a montar a minha própria banda ("...Ora se você quiser se divertir, invente suas próprias canções..." R.R.).
           Fui por diversas vezes assistir aos ensaios de bandas locais, era não só um passatempo, mas também uma maneira de me deixar influenciar pela música ao vivo. Fui a muitos ensaios da banda de música da cidade, daquele estilo das banda de coreto, e ali eu gostava de ficar perto da tuba baixo (caracol), ficava fascinado com o volume e a pressão dos graves vindos do instrumento, também me chamava muito a atenção o pessoal da percussão, que tinha lá a "caixa clara", um bumbo e os pratos. Já ouvi dizer que o instrumento 'bateria' nasceu de uma dessas bandas, que na ausência de algum dos músicos da percussão, outros assumia o instrumento do faltante, até surgir mesmo a ideia de juntar varias peças num só conjunto de instrumentos.
           Voltando ao post, sempre tenho escrito por aqui dos meus amigos e companheiros de música, cada um deles me apresentou suas influências, que pra falar a verdade a mim parecia nato neles, pois nunca perguntei de onde eles conheciam aqueles discos ou CDs, meu foco com certeza estava no som mais do que na fonte daquilo que ouvia. Gostava de descobrir por mim mesmo sobre as biografias das bandas e dos músicos que me agradavam. Nas minhas primeiras buscas por algo pra ouvir comecei a comprar e gravar em fitas K-7, que mais tarde passaram a ser CDs graváveis até chegar aos MP3 de hoje. Houve um tempo em que iniciei um "exercício" mensal na procura por novos sons, saia de casa pra garimpar em lojas de CDs por sonoridades que me norteiam ainda hoje quando preciso de uma referência.

Obs. Solo A+:
            Não posso me considerar um saudosista, Mas gosto de lembrar das épocas e dos contextos, o que nos movia, e fico pensando que seria diferente se eu tivesse começado a tocar ou gostar de música hoje em dia. O foco no som e nas sonoridades provavelmente seria completamente outro!
            Gostava de tocar junto com meus discos preferidos (Barão Vermelho, Stevie Ray Vaughan, Metallica, Iron Maiden, Engenherios do Hawaii, etc), gastava um bom tempo nisso, ligava o amplificador e os pedais (ou pedaleira) e buscava os melhores timbres baseando no que eu ouvia sair dos alto-falantes, funcionou muito isso aí!
Obs. Solo +B:
           Cada edição que escrevo, percebo que de cada post podem sair mais posts, são muitas as lembranças e curiosidades ligadas aos acontecimentos narrados por aqui, sugiro que as pessoas escrevam nem que seja um "diário" ou mesmo uma agenda com suas memórias de épocas vividas, é como em uma terapia, entender: De onde vem? O que é? E pra onde vai? Fica aqui a dica! Vou tentar ser mais preciso nas datas nas próximas postagens ok! E o mundo não acabou!!!

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com
"Absolutum Est Casualis" 21-12-2012


5 comentários:

  1. Po Sadra, na sua casa tinha um "toca-fita" com um Rec dentro do botao de play. Eu curtia encontrar o Guilherme (que foi o "batera" da nossa primeira banda)para gravarmos em K7 nossas primeiras músicas.
    A banda era eu, violao e voz, Renatinho na Guitarra, Alysson no baixo e Guilherme na Batera. Fizemos 3 ensaios na casa do Alysson até os pais deles proibirem e dai devolvemos a batera e a banda acabou!!! Bons tempos!!!
    Borçari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara que bom que você lembrou disso!! Eu queria ter escrito sobre essa banda mas num tive muita memória sobre. O gravador quebrou... a banda acabou... mas a memoria tá viva! ABraço!

      Excluir
  2. O eterno estudioso... Esse é você!
    Ainda bem que o gosto por música veio na hora certa...
    Os Clipes no cinema eu não peguei; um pesar! Mas imagino você sentado e o Legião Urbana no telão. Alto impacto!!! rs.

    Delícia de Post!
    Obrigada.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Camarada, me lembro de ir à sua casa, você gravava fitas pra mim, me mostrava sons... Fora as conversas por horas e horas, que sempre foram muito boas e proveitosas. Guardo as lembranças comigo, assim como nossa amizade que já atravessou anos e anos... Os VHS também não faltavam.

    Me lembro que me emprestou um com a apresentação do Dr. Sin no antigo programa "H" onde o Luciano Huck era o apresentador, e o FELADAPUTA do aparelho de vídeo daqui mascou e amassou sua fita =/ ô disgrama, hein!

    Se eu fiquei P* na época, imagino você rs... Mas o bom é que a nossa amizade não foi "amassada" por nada, ela continua intácta, graças a Deus!

    Continue postando aqui as memórias e histórias... É sempre bom ler e relembrar essas cosias!

    PS. Jamais esquecerei o dia em que aprendi com você o primeiro exercício de guitarra (para trabalhar independência de dedos) e também o dia que tirou o solo de "O Tempo não pára" e me passou ele todo nota por nota... Essas coisas em uma amizade a gente leva pra vida toda!

    Abraço e até... (Óia o chá de VHS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara essa do "Tempo Não Pára" eu num lembrava não!! Legal demais... Valeu pelos momentos inesquecíveis, obrigado! A+Braço!

      Excluir

Sempre façam comentários ok!