Os + Variados Recomeços - 8


           Na minha cronologia musical, levo em consideração somente os anos que estive em bandas, porém quando comecei a escrever esse blog, percebi que quando eu escrevo por mim mesmo, em minhas próprias palavras.... Tanta redundância pra dizer que sinto necessidade de escrever, dessa vez, sobre os meus recomeços. Nos primeiros contatos que tive com o instrumento que me escolheu, o violão (posteriormente a guitarra), aprendia com voracidade e não velocidade, conheci gente interessante fazendo aulas de violão até um primo distante. Talvez o primeiro recomeço de todos, foi o primeiro violão que pude chamar de meu; passei do "verdão" Giannini pra um violão D'Giorgio modelo clássico estudante Nº.18, alguns anos mais tarde foi a descoberta da guitarra, outro recomeço, no aprendizado da música, na técnica de execução....

           Em 1994 ainda sem a internet, estudar guitarra em casa era uma rotina, a procura do melhor desempenho, da mais apurada digitação na escala do instrumento, da busca pelo som; porém, o acesso a material de estudo, que fossem discos ou livros, revistas, era escasso; até mesmo a dificuldade em conseguir aquelas famosas "revistinhas" de cifras para violão, mesmo que fosse emprestado era muito complicado, fotocópia era então um meio de conseguir ter guardada aquelas coisas.
            Em cada nova empreitada, tenho inicialmente um sentimento de perder o rumo ("Perder-se também é caminho" - C. L.) e ter que reconstruir o conforto dentro de um novo conceito, repertório ou estilo, ou postura. Por vezes me vi obrigado a recomeçar, quando algum dos integrantes da banda resolvia não seguir mais no grupo ou mesmo uma guinada de estilo. Veja bem, comecei tocando em uma banda com 7 (sete) integrantes, hoje tenho um trio e um duo, os números estão diminuindo à medida que o tempo passa, cada um foi buscando novas formas de viver, mas consigo me lembrar alguns dos recomeços mais marcantes, a saída do Adriano (vocalista) em 1996 e a busca de um novo cantor e com isso a entrada do novo vocalista no mesmo ano, e a saída desse em meados de 1997, meu começo cantando (pela força do momento), a saída do Agnaldo (gaitista) e Fernanda (cantora); e eu repassando os arranjos mais complicados de tocar e cantar para o Caló, a saída do Janse em 1998 e a busca por baixista inclusive com anúncios de jornal, daqueles de "procura-se", e depois de longa procura optamos por ficar sem quem tocasse as quatro cordas; mas encontrei com o César Freaza que acabou aceitando o convite pra integrar a banda um ano depois, gravou o primeiro CD da banda Dick Vigarista e se afastou indo morar no Rio de Janeiro. Depois acabei conhecendo outro baixista, o Douglas Mazzinghy, que tocou e gravou o CD "Ao Vivo No Aquário" da Dick, e a saída dele em 1999 (ficar sem Baixista definitivamente foi a sina daquela banda). Até por fim o Caló conhecer o Marcelo Velloso, baixista com quem gravamos e que integrou a banda Dick Vigarista até sua parada em 2005.
           A próxima parte dessa estória eu chamaria de: "Um Novo Começo de Novo". Em 2002 junto com os ainda integrantes da banda Dick Vigarista (Janse Romero e Igor Monteiro), montei a banda EscaliBlues (www.escaliblues.com.br). Nova sonoridade, repertório novo, ideias ainda em formação, timbres e nova energia, os novos projetos tem esse sabor de descoberta, da tentativa e erro, uma coisa de dar a cara tapa, se mostrar, divulgar e por o "circo" na rua, coisas essas que fazem parte de quem se propõe. O blues trouxe pra mim uma nova abordagem instrumental e postural, trouxe também novos instrumentos e equipamento que fui tratando de conhecer, e por falar nisso após um ano de blues e rock, passei a ter contato mais próximo com o Luiz de Bessa, amigo de longa data e que entrou como baixista, trocando de posto com o Janse. Após esse primeiro ano com o Luiz (baixista), conheci o Gustavo do Carmo, que já tinha uma bagagem musical grande tocando baixo e piano, este último seu instrumento de fato. Com a formação de quarteto gravamos o CD “EscaliBlues 2008" e tocamos durante 8 anos. Coincidência ou acaso... depois de 10 anos de blues (completados no início de 2012), iniciei em 2010 o mais recente projeto musical 'A+B Solo' (www.absolo.com.br).
            Em resumo, a vida é curta e sei que ainda me aguardam alguns recomeços, com ou sem o meu consentimento. Ainda tem muito chão pra rodar ("...Chão de prego, de asfalto e de luz..." ÂBS), muita coisa a aprender e temo que não conseguirei cumprir todos os projetos que ainda tenho em mente ("...Não há quem tente experimente / Sem sofrer um pouco...a vida..." ÂBS). Agradeço a todos os que leram o blog até aqui.
Feliz Ano Novo e um bom começo e recomeço de ano!

Obs. Solo A+:
            Mesmo sabendo ser possíveis vários recomeços em tudo que fazemos, as experiências são únicas, e em cada episódio de nossa vida nos mostram atalhos, e deixar pra depois, só vai adiar o inevitável! E em toda nova estreia uma pitada de auto-didata, pois são então os novos rumos a trilhar....

"Autodidata é um ignorante por conta própria." (M.Q.)

Obs. Solo +B:
            Montei a 1ª banda com alguns amigos, e não saímos dos ensaios. Voltei a estudar em casa por um longo período antes de conseguir montar a banda Dick Vigarista que teve duração de 10 anos, trocamos de baixista umas 4 vezes, de vocalista umas 3 vezes; ainda durante o período com a Dick, montei paralelamente com o Janse e o Igor a banda de blues e rock: EscaliBlues (www.escaliblues.com.br), que trocou de baixista e adicionamos o pianista e novamente após 10 anos com os blues, voltamos a ser um trio, recomeço um novo projeto: A+B Solo (www.absolo.com.br), que inicialmente convidei uma lista de pessoas pra participar e acabei optando por um duo. Cada fase dessas tem seus recomeços; e pra mim cada um desses inícios, novas ideias, aprendizado, de convivência com a música e com novas pessoas que marcam cada etapa em que estive envolvido.

A+Braço

>>>Próximo post em 04 de Janeiro de 2013

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 28-12-2012

4 comentários:

  1. Opa!! agora fui o primeiro a posta!! hhehee

    mais um ótimo post, cheio de historia e informações! e mostra como é árduo a vida do músico!

    ResponderExcluir
  2. Ehhh Delícia!!! Agora, mais ainda, conseguimos ver o delinear dessa trajetória... São décadas! Recomeçar é um presente! "Renova-se a esperança, nova aurora".

    O A+B Solo é lindo demais!

    Obrigada por mais esse post!

    ResponderExcluir
  3. Prepare-se Sadra!!

    Teremos novos recomeços juntos por ai!!!

    Borçari

    ResponderExcluir
  4. Bacana!!!

    Abraço! Jesmar.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!