Ainda + Coisas do Começo (Somando A+B+...) - 2


Em 1994 entrei em um estúdio de gravação pela primeira vez, nessa época eu já havia estudado violão com um professor próximo a minha casa, o Cosme, onde a música brasileira e popular eram o foco, e logo depois com o Fabiano que me ensinou a "tirar " música de ouvido.

            Nessa época estava montada a banda de Pop e Rock Nacional de nome "Dick Vigarista", motivo pelo qual fomos ao estúdio gravar uma música para a participação em um festival da então rádio 107 FM. Daquele momento em diante tentei de todas as formas ao meu alcance me concentrar nos sons e nas músicas de forma mais técnica, afim de alcançar o melhor som com pouco equipamento e/ou em condições adversas, pois os nossos recursos eram limitados (aliás limitadíssimos), o dono do estúdio até nos emprestou o um amplificador para gravação das guitarras, buscando conseguir um som cada vez mais profissional usamos os recursos disponíveis, porém entraríamos em estúdios de gravação outras vezes ainda em épocas de gravações analógicas, os famosos "rolos", as tais fitas magnéticas,  onde os estúdios de médio porte em Belo Horizonte pelo menos, tinham até 8 canais para se gravar o som dos instrumentos separadamente. Foi então que ocorreu nossa segunda ida ao estúdio (Fábrica de Música se não me engano - em algum post adiante faço questão de falar dessas horas dentro desses estúdios) algum tempo depois. Gravamos nessa sessão de gravação algumas demos de músicas próprias da então banda Dick Vigarista (DKV) e uma versão de um cantor da tropicália.
            Em 1998 já na era digital gravamos uma demo de algumas músicas próprias e de minha autoria, misturadas às músicas de artistas brasileiros que nos influenciavam. Para tal contratamos os serviços de um estúdio que tinha a proposta de fazer gravações ao vivo captando todos os membros da banda ao mesmo tempo com a possibilidade de adicionar sons pós-gravados (overdubs - que tive que procurar saber o que era) isso foi no estúdio Aquário Project Studio.
            Tendo estudado guitarra com o guitarrista Márcio Costa (de 1995 a 1997) na ainda afamada "Galeria Praça Sete" ou como é conhecida e re-conhecida nos dias atuais "Galeria do Rock". Tive acesso a diversos estilos musicais que por ali circulavam, Rock, Instrumental, Blues, Progressivo e muito Heavy Metal. \m/

Obs. Solo A+:
            Lembro que no primeiro estúdio de gravação que fui (Estúdio Gênesis - Rui Montenegro) tinha um Marshall 100 watts Valvestate que gravei com ele usando o canal de distorção e o limpo porque eu usava uma pedaleira (Aria Pro II - APE-4), que havia sido comprada em conjunto com alguns dos membros da banda da qual eu fazia parte, e que tinha muito ruído que num sei se vinha da fonte de alimentação, dela mesma ou da rede elétrica, o Caló usava apenas um amplificador multiuso da Gianini uma guitarra Golden que era de um modelo tipo Paul Stanley (Kiss) e um pedal Boss Turbo Overdrive OD-2. Nos ensaios na casa do Igor ou do Adriano eu usava um amplificador (Sonorous, de estudo para contrabaixo) que me foi dado de presente pelo meu irmão em algum dos meus aniversários, e eu tinha uma guitarra Dolphin Mirage que ganhei do meu pai e que na época era uma marca tão boa quanto as Gianini anos 80 nas suas devidas proporções, claro. Lembro que o gravador de "rolo" que tinha no estúdio era um Tascam que num lembro bem mas talvez 8 canais, porque lembro que tinha que gravar a bateria e depois "reduzir" pra dois canais pra caber o resto da banda na fita.

Obs. Solo +B:
            Nessa primeira sessão de gravação que participei, gravamos uma música do meu amigo Adriano Borçari, pra banda participar do tal festival da rádio 107 FM. Então tínhamos pra gravar bateria (Igor), baixo (Janse), duas guitarras (Ângelo e Caló), harmônica (Agnaldo), violão (Adriano), e duas vozes sendo uma feminina (Fernanda) e uma masculina (Adriano).

Obs. Solo A+B:
            Nos posts que virão vou acrescentado partes da minha trajetória/história até conseguir chegar aos dias de hoje.

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 16-11-2012


Um comentário:

  1. E da-lhe histórias! De volta aos tempos perdidos...
    Tô gostando muito disso tudo!
    Em todas as circunstâncias temos do que nos orgulhar.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!