O Que + Pode Dar Errado, Pode Dar + Errado! - 4

            Conheço muitos músicos e visitei alguns estúdios, já fui a muitos lugares tocar e gravar e se tem uma coisa que acho que todo mundo concorda é que se tem que dar ERRADO..., fatalmente é na hora em que você está gravando (e a corda quebra/arrebenta) ou em cima do palco (o cabo falha, esquece a letra) ou durante uma participação especial ou ainda numa entrevista de TV ou rádio. Seja onde for é sempre na hora que não devia acontecer.
            Foi num dos ensaios com a banda Dick Vigarista, em 1994, quando ainda eramos um trio, sempre filmávamos os ensaios, coisa de garoto pra ficar revendo depois (nem posso falar muito que me cobram os vídeos até hoje...), bom, tinha lá uma daquelas lâmpadas de 1000 watts, pra filmar a noite, e coloquei minha única guitarra perto dessa lâmpada, sentimos um cheiro de queimado, era o calor da lâmpada fezendo algumas bolhas na pintura em baixo da guitarra, não fiquei muito feliz mas também não chegou a me atingir, os ensaios eram divertidíssimos, chegamos a ensaiar durante 12 horas, só parando pra almoçar, ninguém é de ferro né! No ano seguinte com a banda em outra e melhor estrutura, eu, minha guitarra queimada e a adição de mais 4 amigos compondo o time, fizemos uma apresentação no extinto "trailer" do James (Faroeste Burguer), todo mundo tem que começar em algum lugar, e podia ser pior..., lembro que ao meio da apresentação, iniciou uma chuva imensa e nesse momento apareceram algumas lonas a volta do local que era coberto e cercado, mas que sem essas lonas ficaria impossível seguir, não fosse o bastante a chuva e as lonas ainda teve um "fight" no fim da noite, um rapaz mal amado e alguns outros amigos.


            Houve também uma apresentação de bairro que fomos participar, junto com algumas bandas locais. Sei que estávamos ainda na segunda ou terceira música e o clima começou a fugir do controle, a plateia repleta de energia e cabeludos, queria ouvir heavy metal, enquanto tocávamos blues e músicas próprias que variavam entre comédia e drama, mas acho que naquela noite o pessoal estava mais pra "Cine Trash", tivemos que sair meio fugidos daquele "palco", que aliás nem era um palco de verdade, era a carroceria de um caminhão, pra dentro de uma Kombi que nos tirou daquela situação complicada. Mas vejam que nem falei dos equipamentos que se manifestam e se recusam a nos ajudar, é bom lembrar que isso é parte integrante da vida do músico, lidar com esses acontecimentos, todaviae passar por eles é mais difícil.
            Numa outra ocasião consegui o local da apresentação de graça pra fazer um evento que levou o nome de "Ou vai... Ou Rock!!!", porém o som que foi alugado, havia sido conseguido a um preço justo para o equipamento em questão e durante a "passagem de som" (soundcheck ou ainda montagem dos equipamentos), recebi mais uma lição que deixo aqui registrada, não perguntei ao técnico se a voltagem das tomadas do palco eram 110 volts ou 220 volts, pronto! Era 220 volts, queimou a fonte (eliminador de pilhas) da minha pedaleira. Mas como poderia tocar sem a fonte? Não poderia. Era sábado 16:00hs, e nem que eu quisesse não conseguiria comprar outra fonte, o técnico então me ofereceu a fonte do efeito de voz (reverb), que era da mesma marca e modelo da minha, bom funcionou, mas ficamos sem efeito de voz durante toda noite, mais uma aprendida a duras penas.
            Na apresentação que marcaria os 10 anos de banda, houve emoção e até umas lágrimas na plateia, foi aí que anunciei a música e comecei sozinho a introdução com um riff de guitarra, o que jamais havia sido o início daquela versão, e ainda tive sorte pois a banda conseguiu me seguir ou perseguir nesse caso, fiquei emocionado acho, estávamos a tanto tempo tocando juntos e eu estava com um sentimento de dever cumprido, e foi isso que me desconsertou.
      
Obs. Solo A+:
            Acho que nesse 'post' eu poderia ter contado mais sobre coisas que dão errado, mas os inusitados são mais marcantes e por isso coloquei estes, também poderia ter falado das falhas humanas, mas isso cria uma certa rusga, que não me convém de maneira alguma e nem é de meu agrado.
         
Obs. Solo +B:
            Houveram (e ainda existirão) alguns acontecimentos e coisas engraçadas acontecendo durantes as apresentações de bandas, mesmo quando não acontecem com a gente. Uma vez desliguei o som da apresentação de uns amigos, pisei no fio que ligava todo o equipamento de som da banda, ocorreu um "pequeno" black-out no palco, foi mal! No próximo post conto mais coisas do gênero COMÉDIA.

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com
"Absolutum Est Casualis" 30-11-2012




4 comentários:

  1. rsrsrs...
    Ri sozinha lendo o post!
    E isso é mesmo o que se poderia chamar de humor e amor! Amor pela música...e trapalhadas a qual estamos fadados a medida que aprendemos... Peripécias!

    P.S. - E fonte queimada é horrível mesmo!

    Viva a erudição ainda que com coisas que fogem o controle...rsrs!

    Inté!
    Jéssica Oliveira

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk du caramba cara... é muito bom ouvir estas historias ...tinha coisa que nem lembrava mais !!! fantasticas!! nostalgia total!!!

    ResponderExcluir
  3. Fight com um rapaz mal amado? kkkkk acho que eu que era o bem amado (Odorico Paraguaçu) pois a briga foi por minha causa e eu nem sabia, mas meus amigos queridos resolveram tudo.

    Abraço;

    Igor

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!