Um Espetáculo A + - 24

            Quem nunca foi a uma apresentação teatral ou musical e se sentiu dentro de uma momento ímpar, ou por que realmente valia esse sentimento, ou por paixão pura e simples ao que assistia, momento inesquecível pra guardar no coração, máquina fotográfica de sentimentos, como uma máquina do tempo (coisa de filme de ficção), fotos fazem isso um pouco, CDs e DVDs também, de vez em quando revisitar os momentos é ótimo, mas a memória é especial nesse ponto, isso quando ela não falha. O que torna um momento especial em cada um de nós? As ocasiões somadas a sensibilidade, nossa ligação ao que nos rodeia, a empatia ao externo. Inúmeras variações, pra algo que parece tão banal o "gostar".

            Gosto de música a tanto tempo que nem me lembro bem qual foi a primeira grande apresentação que presenciei, mas algumas foram especiais, orquestras, duos, big bands, solos, a capella. Tenho reparado que a moçada não vai aos show para ver os shows, afinal de contas tem tanta distração/distorção no local que transforma a apresentação musical em mero detalhe, qualquer coisa passa a chamar mais a atenção, o cara que com o isopor vende cerveja, uma turma de tietes, o celular; registrar o momento... Onde? Nos tais celulares... pra rever depois... áudio distorcido, ângulo ruim, filmagem tremida, fotos embasadas, arquivos que nunca mais serão revistos, esse é o novo legal, o novo bom! Quero mesmo é poder me lembrar daqueles instantes sem essas impressões manchadas, flashs falhos e cheios de afetação, que muitas vezes cria um outro espetáculo, humano, extremamente humano... Lindo, se não fosse lamentável.
            Já fui a apresentações onde artistas durante alguma pausa, proferiam palavras de ordem em discursos inflamados, seja por descontentamento, ou ainda de preocupação com algum assunto, dando a entender que aquilo realmente o feria, será?! Segundo sei no período do populismo no Brasil alguns candidatos/políticos colocavam queijo ralado sobre os ombros pra parecer caspa, usando disso para se misturar ao povo/público/alvo, atiram pra todos os lados, seja apelando ao time de futebol, partido político, a ideia é dizer "olha sou como vocês", "Não é o que a gente imagina" ÂBS. Não duvido de tudo, só questiono, pra falar a verdade é o que nos resta... Conformidade lastimosa! "Ou será que somos um espetáculo a mais nos seus telejornais..." D.Q.
            Certa vez uma amigo/músico me disse um dos reais motivos para que os componentes das orquestras toquem todos vestidos igualmente e de preto na maioria dos casos, o motivo é bem simples e me soa bem razoável, o espetáculo ali é a ARTE/música e não os integrantes da conformação. Parece bem óbvio pra mim, pode ser que eu esteja delirando, mas o que temos hoje que pode ser comparado com as composições de música clássica? É tão pouco que duvido que consigamos utilizar todos os dedos de uma das mãos. O empobrecimento cultural anda pelas ruas com sons que "racham" e tomam emprestados nossos ouvidos... à força... espetáculo a parte.


Obs. Solo A+:
            O dito popular nos ensina "o futuro a Deus pertence", para o bem dos mais jovens e de nossos ouvidos, prefiro acreditar que o futuro pertence aos de bom gosto, assim seja...Amém!

Obs. Solo +B:
          Do latim spectacùlum: Chamar a atenção pública, derivado de spectáre (olhar, observar atentamente, contemplar). Tantas são as maneiras de fazer a mesma coisa, é necessário escolher a que mais se aproveite, pois sementes ruins morrem cedo...

Aquele A+Braço

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 19-04-2013



2 comentários:

  1. Assim como apreciar um bom espetáculo, uma exposição, qualquer que seja a variação da arte, também é sempre bom ler um texto com conteúdo e que nos diz muito sobre a verdade, (muitas vezes oculta nos dias atuais)... Os de bom gosto hoje são minoria, mas o lado bacana é que a minoria ainda mantém vivo o que é bom, e creio que sempre manterá, mesmo em menor escala. Até as coisas ruins reforçam isso e deixam evidente o que é realmente bom, fica separado o Joio do Trigo.

    Seria mais bacana ver que a cultura em geral estivesse presente de verdade na vida da maioria das pessoas, (e como isso seria bom), mas mesmo assim, os poucos bons que continuam e lutam pela verdadeira cultura e arte, ficam no "gueto", mas a força disso mantém algo verdadeiramente BOM!!!

    Façamos a nossa parte e vamo que vamo, o resto é resto...

    Abraço do seu grande amigo!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sexta! Bom dia Ângelo...
    Esse post vai fundo, não é mesmo? E acho que disse muito, porque quando na ponta dos pés tentei ver um músico cujas músicas admiro demais, mesmo a menos de três metros de distância, celulares, câmeras e afins não me permitiram... Ainda assim os ouvidos me servem ao coração. Saibamos contemplar!
    Por isso vou usar uma frase do "Zara Truta" tá Amor?!
    "Passo pelo meio desse povo e abro os olhos; esta gente não me perdoa que eu não lhe inveje as "virtudes". " "Tudo se tornou pequeno."

    Obrigada por mais um post lindo.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!