O Peso do Som E O Som + Pesado - 25

           Muito se falou de som pesado por anos, mas o que é o som pesado hoje? Provavelmente não é mais o mesmo de 15 anos atrás, bandas que no passado eram conhecidas como trash metal, heavy metal, hardcore, speed metal, hoje em dia ficam na lembrança de quem viu o início desses grupos, os cabelos compridos, a atitude juvenil inconsequente, botas e camisetas pretas, perderam lugar para um som menos orgânico e mais ajustado as novas mídias e realidades. Jovens adolescentes e velhos problemas são a garantia de novas gerações de "metaleiros". Existem várias explicações para o termo HEAVY METAL (\m/), a que mais me agrada é uma que diz ser uma notícia jornalística, que misturada a manchete de uma usina/fundição com o lançamento do show de uma grande banda de "rock pesado".

           Gosto de música imensamente, e assim como "gosto não se discute", aprendi a admirar algumas das bandas do chamado "rock pesado" (hard rock). Sim, me agradam os graves densos e efeitos de guitarra que dão a impressão que ficaremos com uma dor no peito por semanas, infelizmente tudo temporário nesse caso. O prazer musical não está somente no volume ou pressão sonora, mas na atitude e autenticidade, e alguns desses itens são facilmente notados em sons progressivos dos anos 70 e repetidos em diversas vertentes até os dias de hoje, por um lado o conhecimento se expandiu e tomou outras formas, tornando possível passar de geração em geração (espero que isso aconteça com outros assuntos do nosso dia-a-dia), por outro as novidades são natimortas, ensurdecedoras e sem propósito.
           Nunca me considerei um metaleiro, tive cabelos compridos por mais de 12 anos e uma das minhas cores prediletas é justamente a ausência de todas as cores, o preto. O estereótipo esperado de alguém que goste de "heavy metal", sempre se quebrou no meu caso, como ondas que morrem na praia. O calor dos trópicos aliado as minhas outras paixões musicais, impediram que eu entrasse nesse "mosh" comum. Não somente o diferencial ainda que visual do estilo, mas também a temática do metal me atraía; as letras/textos com motivos soturnos, ainda fazem do estilo um grande sucesso na minha trilha sonora.
           Conheci algumas bandas de heavy famosas antes mesmo de conhecer as minhas preferidas, mas num primeiro momento não consegui me ligar àquelas sonoridades, a identificação veio com o tempo. "Enquanto houverem garotos chateados o heavy metal continuará existindo" O.O. Algumas das bandas New Wave of British Heavy Metal (N.W.O.B.H.M.), que era o movimento que queria sair do esquema punk dos anos 70, mas com sonoridade também libertaria, ainda faz os "headbangers" sacudirem década após década, alguns dos elementos que tornam isso possível podem ser a longevidade das bandas, o público fiel e os velhos problemas se repetindo. Conheci a maior parte das bandas de "metal pesado" no início dos anos 90, quando fiz aulas de guitarra na "galeria praça 7". Passei a descobrir semanalmente novas bandas, do metal extremo/brutal aos melódicos e depressivos, alguns gostava mais, outros menos, pra falar a verdade os álbuns "clássicos" me chamavam mais a atenção, os novos sons me pareciam ser meio construídos e plastificados, muito distante das primeiras distorções feitas por cones de alto falantes perfurados com agulhas ou pregos, som completamente orgânico que ainda influência as gerações de amantes de sons mais "agressivos".
           A falsa impressão de que o som agressivo traga comportamento agressivo me parece absurda, estereótipo em notas musicais?! Faz lembrar que alguns acordes já foram proibidos pela igreja, devido a tensão gerada por esses acordes, os trítonos como são chamados, são hoje elementos essenciais ao heavy metal por compor assim a atmosfera que caracteriza o estilo, também são conhecidos como "a nota do diabo", talvez esteja por aí a ligação entre causa e efeito. Já ouvi bandas de "white metal" que me deram mais agonia e temor, que bandas de black metal. As atitudes são merecedoras de cuidado e atenção, nem sempre o white é o lado bom e black é o lado negro, falsos julgamentos.

Obs. Solo A+:
           O estilo progrediu e gerou frutos em gerações e novas misturas, é monstruosa a quantidade de variações do rock e do Heavy Metal, só pra citar algumas derivações: Death Metal, Speed Metal, Glam Metal, Doom Metal, New Metal, Grindcore, Trash Metal, Progressive Metal, Metal Melódico, Metal Sinfônico, Rap Metal, Industrial Metal. Lembrando que algumas dessas vertentes só se misturam em textos sobre o assunto, grandes rivalidades, sons incríveis...

Obs. Solo +B:
           Já passei algumas horas repetindo os solos e os "riffs" dos meus ídolos do metal, Metallica, Iron Maiden, DIO, Black Sabbath, Deep Purple, Soul Fly, Angra, power chords e muitas palhetas por minuto, distorções massivas. As críticas, histórias e lições contidas nas letras/textos, também me chamavam a atenção desde o início. "Halls of justice painted green, Money talking!" J.H.

A+Braço + Metal


Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 26-04-2013



4 comentários:

  1. Iupiii mais uma sexta-feira com cheiro de férias!
    Que o Metal veio até a Jéssica com força total através de você, isso sem dúvida! rsrs...
    Nesse assunto eu só posso admirar e dizer que mudou os rumos da música. E me deixa com a sensação mais incrível! A começar por Black Sabbath, Iron Maiden, Deep Purple, Metallica, Rush,...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Vida longa ao Heavy Metal!

    É incrivel como bandas com mais de 40 anos estejam totalmente atuais, ativas e despertando o interesse da molecada para um estilo tão particular, acredito que este fato ocorre pelo discurso politicamente correto das novas bandas que muitas das vezes nunca vivenciaram o verdadeiro estilo de vida Metal, importanto-se somente com Business and money.

    Let's Rock

    Abraço;

    Igor

    ResponderExcluir
  3. Camarada... Várias são as características e curiosidades dentro do Heavy Metal, esse estilo é um verdadeiro "camaleão". Algo como o tal do Trítono, quantos "hits" ficaram na história e tem esse intervalo tão "sombrio", denso e o que já foi alvo de crítica, há algum tempo e acabou se transformando em algo que remete a músicas famosas no mundo todo como a própria "Black Sabbath", de uma das precursoras do estilo, que é o próprio Black Sabbath. Um Riff de guitarra tão simples, mas com uma força e obscuridade de causa arrepios em muita gente rs... É muito legal ver bandas atuando e atuantes a tanto tempo, e continuam atuais!

    Viva o Heavy Metal!!!

    ResponderExcluir
  4. Olha amigo também nunca me considerei um metaleiro e nem se eu quizece seguir este esteriótipo não poderia pois comecei a ficar caraca cedo. Parabens por mais um incrivel post passar por aki é conhecer cada vez mais sobre você e esta paixão musical eterna que habita o teu ser. Falo isso pois ja falei pra você e a todos que; o que mais sentirei falta deste mundo é a Musica!!! Abraço.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!