Um Jeito + Pessoal (Único) - 22

           Cada um faz algo a sua maneira, que é pessoal e totalmente intransferível, seja a escolha pelo pão com manteiga + mel, café sem açúcar + água, comer banana com casca, e se alguém se achou exclusivo fazendo alguma dessas e acabou descobrindo que um tanto de gente faz o mesmo, aproveito a deixa pra dizer que sempre existe algo que alguém já fez antes, e talvez melhor que sua pretensão. Imaginem só, John Lennon disse uma vez "antes de Elvis não havia nada", sou fã de ambos e sei que ambos beberam de fontes semelhantes musicalmente falando e ainda assim o processo de assimilação em cada um foi traduzido de forma particular. Por mais que se escolha a camisa que vai usar, a cor, o tipo de calçado, a sequência desses acontecimentos nunca conseguimos prever, ao passar da porta pra fora tudo pode mudar...

           Falei por aqui sobre analógico e digital, e alguns dos puristas do tipo que não dão o braço a torcer, continuam retrocedendo no tempo, dia após dia, buscando recriar?! (REFAZER o que JÁ foi FEITO, onde está a pureza nesse caso? Digamos que o original já se contaminou de tempo). Talvez a resolução dos embates entre modernos e antigos, mesmo que internamente são mais simples que parecem, não acredito que 10 guitarristas, com 10 stratocaster e 10 amplificadores valvulados, sejam 10 vezes diferentes, se repetirmos o mesmo som 10 vezes, isso não o torna único e soma se (+) muito pouco, pra falar a verdade, se tentarmos fazer essa “mix” provavelmente ficaremos mais confusos, andar pra trás, rebuscar, não o tornará nada singular. Percebam que as palavras que escrevo, também não são invenções minhas, apenas as uso de forma a transmitirem ideias, o que não me dá propriedade sobre elas.
           Ainda sobre a escolha de uma cor, um modelo de guitarra, tipo de cordas, palhetas, tudo isso são escolhas pessoais, muitas vezes intermediadas por influências, e o que resulta de fato são também nossas preferências, individualmente fazemos seleções que nos agradam, a quantidade de grave, médios e agudos, mais açúcar, mais tentativas e erros... escolhemos/selecionamos pouco...
           Existe um monte de regras, mas não existe regra quando se fala em modo pessoal, senão perde-se o sentido, "Exceções não são sempre a confirmação da regra antiga; elas podem também ser o precursor de uma nova regra." M.V.E-E. Toco guitarra do jeito certo... canto do jeito certo... A diversidade é tão imensa que podemos dizer que não existe um só tipo de nada, de cantar, de viver, de percutir cordas de qualquer que seja o instrumento, o que existe de fato e fica marcado por épocas e estilos é a técnica, a maneira, o como se faz... Com o passar dos anos afinamos o foco, a busca de um caminho mais particular, mais acertado, mais 'sui generis', e na maior parte das vezes ligado a experiência e as conclusões que tomamos à partir da vivência. Passamos a fazer escolhas por assimilação, a qualidade que tanto procuramos está no conhecimento (know-how) interligado a prática, mesmo que certas "coisas" nos escolham, as chamadas coincidência, podem nos encontrar em momentos oportunos, aprendemos com as adversidades, dificuldades que se apresentam a todo tempo.
           Insisto em algumas ideias já ditas por aqui ("7 notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e as 26 letras do alfabeto ocidental, e ainda nem tudo foi dito ou escrito e arrependido" ÂBS), muito do que aprendemos só faz diferença se for usado, na teoria é tudo muito fácil, os ambientes teóricos não tem cabos falhando, ruído elétrico, barulho do vizinho e do cachorro latindo. Com tudo isso, quero dizer que faz muita diferença o que sabemos, e o que usamos. O que torna pessoal é o uso que se faz do conhecimento, conhecer é preciso, julgar não é preciso, comparar é inevitável; parâmetros caem a todo instante, pré-conceitos caem a cada dia, no mar impessoal em que vivemos é cada vez mais difícil encontrar quem se destaque de verdade. 

Obs. Solo A+:
           Faça o seu, descubra o seu modo e a seu modo, faça valer a pena ser você, escreva do seu jeito, pinte, cante, dance... mas faça!! Discernimento e força; olhos e mãos. Sem valor, a sabedoria é estéril... Mãos a obra! "Hoje em dia, o verdadeiro conhecimento está em saber viver." B.G. 1647

Obs. Solo +B:
           Escrevo estórias e histórias misturadas as minhas ideias e minha visão do que vejo e ouço, mas ninguém precisa concordar... "Não vou falar por falar..." ÂBS. Não tenho intenção de ser lido como texto científico, com teorias e teses a serem provadas e comprovadas. Misturo música a quase tudo, "será que a gente é louca ou lúcida / quando quer que tudo vire música" CZZ. 

Agradeço aos que leem o blog, obrigado à todos.

A+Braços!!

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 05-04-2013




2 comentários:

  1. Obrigada por mais esse post! Tomei fôlego.
    A arte tem valor intrínseco, virtude dos efeitos valiosos que produz, esteticismo, aumenta o conhecimento!
    E vejo que a cada dia você descobre algo novo e nos participa. Amamos!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Massa Angelo!!!
    Não tenho comentado todas as vezes que leio seus posts, mas leio todas as sextas ou sábados. Tô gostando muito (aprendendo também).
    Depois te ligo, abraço.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!