Ainda + Esperança - 42


         Não é à toa que popularmente a cor da esperança seja o verde, é preciso reconhecer a importância da natureza em nós, para os seres viventes das grandes cidades já se tornou uma prática comum, dar uma fugidinha para o meio do mato. É uma forma de encontrar com o lado mais (+) orgânico da vida, mas é sempre por pouco tempo; acabamos voltando pra nossa realidade, enfrentar poluição, assistir a notícias sobre desmatamento e queimadas... e como é triste ver árvores queimadas, toras de mais de 10 metros que foram moto-serradas, e que quando caem dos caminhões são abandonadas nas estradas. Me lembro que em algum momento durante meu aprendizado de música, pensar que a matéria prima principal para a confecção da maioria dos instrumentos musicais é a MADEIRA... mas comparada aos diversos maus tratos ao planeta e a devastação das florestas que nos saltam aos olhos, a culpa dos músicos e seus queridos instrumentos é minúscula, feitos muitas vezes de madeira de reflorestamento e que chegam através de meios "legalizados". Ficava pensando em quanta gente estaria procurando novos materiais para a construção de cordas e partes de guitarras e instrumentos de madeira, pelo visto pouquíssimas.

         Como sempre na história da humanidade, artistas se puseram a estudar a natureza, alguns na tentativa de copiar as obras ali perfeitamente construídas  outros a transformar em visões de quase paraíso, quando enfim desvendavam a beleza por trás de fenômenos como chuva ou vento. Falar dos males que temos feito ao planeta (e com isso a nós mesmos), é um pouco mais recente e chocante, sempre que ouvimos uma mensagem sobre o assunto todos entendemos, mas fico na dúvida... afinal, nas mãos de quem está a força pra mudar o rumo?

"O que fizemos para o mundo? Olhe o que fizemos!"
"Agora já não sei onde estamos. Embora saiba que fomos muito longe" M.J.

         Não é tão difícil encontrar absurdos criminosos contra biosfera, hidrosfera ou qualquer outra parte da onde a vida lute pra sobreviver por instinto e seguindo um curso próprio, porém geograficamente os disparates contra a natureza serão sempre classificados como crueldade, independente de língua, credo, cultura. Artistas do mundo inteiro já fizeram suas canções transmitindo suas mensagens e seus apelos em prol da ecologia, lamentavelmente muita gente não gosta de música, não gosta de natureza, não gosta de nada e não vê valor em nada.

"Como é possível que você tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro" R.C./E.C.

         Sem querer levantar qualquer bandeira que seja, e acabar passando por "eco-chato", acho que se tornar consciente é mais importante, ninguém precisa sair comprando tudo reciclado e sustentável, até porque isso só geraria mais lixo e nem adiantaria tanto assim, naturalmente me ocorre que a engenhosa junção da doçura do mel e o ferrão da abelha, tem tudo haver com nosso desdém pelos cuidados com nossa própria casa, o planeta terra.

Obs. Solo A+:
         Me lembro uma das primeiras vezes que ouvi o "grito" da natureza, um trator contratado para fazer limpeza numa área onde seriam demarcados novos lotes, lá algumas árvores onde viviam alguns pássaros, desabrigados e sem rumo, as voltas e voltas em voos rasantes por sobre a máquina. Infeliz do ser humano que não reconhece nos animais algum sentido de irmandade.

"O homem antigamente falava com a cobra, o jabuti e o leão, olha o macaco na selva, não é macaco baby, é meu irmão..." J.M.

Obs. Solo +B:
         Ok, tudo muito bonito e muito poético, mas de verdade não estamos fazendo o suficiente pra reduzir impacto dos abusos excessivos aos recursos naturais, a reconstrução desse quebra-cabeça que temos desmanchado insistentemente, é trabalho que ainda agora está nas mãos dos que aprendem desde cedo como dispensar lixo, reciclar e reaproveitar, e assim gerar menos resíduos. Temo somente que aprendemos muito lentamente e destruímos muito rapidamente.

Obs. Solo A+B:
         Ecoturismo, efeito estufa, ecofriendly, dendrofobia (medo mórbido de árvores), sustentabilidade, CO2/CFCs, ISO 14001, pós-consumo e resíduos sólidos, transgênico, combustíveis fósseis... ONDE QUEREMOS CHEGAR?!

"Ninguém supõe a morena / Dentro da estrela azulada / Na vertigem do cinema" C.V.

A+BraçoS verdes de esperança!

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 23-08-2013



2 comentários:

  1. Cara, tens a manha de escrever!
    Abço

    ResponderExcluir
  2. Delicadeza está em nos permitir ler um texto tão prazeroso! Obrigada! Sempre fã...<3

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!