+ Uma Emoção Ou Uma Emoção A+ - 39


         Que a música nos estimula não tenho dúvidas, serve de impulso em pacientes em coma ou com algum tipo de amnésia, ou nos hospitais através dos grupos chamados "doutores da alegria". Nosso cérebro clama por som, seja por motivos alegres ou tristes, euforia ou "dor de cotovelo", até mesmo em momentos solenes. Músicas que rebuscam em nossa trajetória parte da trilha sonora e nos motivam a dar novos passos. "Não nos importa razão no coração/ Na mente somos só emoção/ Todos em uma só voz!!" ÂBS 

         Com palavras de ordem, ficamos reflexivos, quando uma história e/ou estória é contada nos incluímos nessa nova realidade, criamos assim a nossa própria vivência no contexto. Humanos que somos, nos identificamos com a dor alheia, construímos internamente tentativas de entendimento que tudo tem haver com nosso aprendizado e ego. Música que alegra e diverte, música que faz refletir, que faz correr, que faz dançar, que quer cantar, que encanta enquanto toca e marca época; nossa infância é 
recheada de músicas e temas melódicos que nos levam de volta no tempo. Durante uma passagem musical preferida ficamos comovidos e os sentimentos afloram, se fecharmos os olhos somos capazes de visualizar os momentos já vividos embalados por alguma canção.
         Motivados por fatores externos escolhemos que música ouvir, e como interligar os fatores visuais ao que escutamos, muita luz, pouca tonalidade, qual é a cor que melhor combina? E até mesmo que roupa vestir! 
          Um samba que faz sorrir, um rock pra dançar, uma valsa que pode fazer chorar; mas aqui não apenas a beleza da obra traz as lágrimas, uma parte instrumental que nos dói o coração, e nesse caso pouco importa se está bem executada ou se o tema em questão está sendo tocado num bandolim ou num baixo elétrico. O baixista Stu Hamm veio a Belo Horizonte e tocou o tema de "Aquarela do Brasil" a platéia se emocionou, lembro de assistir a uma versão instrumental que o Armandinho Macedo fez da música "Oceano" do Djavan e o público cantou mais alto que a banda, o guitarrista Stanley Jordan tocando "Starway to Heaven" instrumental, vi homens de cabeça branca chorando; o que me mostrou a mágica por trás de canções que já são belas em sua forma original, com seus textos expressivos e dentro de seus respectivos cenários.
        Raiva, amor, desprezo, medo, alegria, tristeza, surpresa, sentimentos que temperam nossa vida e o cancioneiro popular de pura emoção, faz notar "a irresistível sensibilidade do nosso cérebro à música. "O.S.

Obs. Solo A+:
        Parece tudo a mesma coisa, mas existe uma diferença básica entre emoção, que seria a ação; e o sentimento, que está diretamente ligado ao fisiológico.

Obs. Solo +B:
         Talvez seja mais que isso, mas pelo menos não deixei de falar alguns dos aspectos importantes da arte das musas (música), ligados a parte que deveria ser a mais interessante, sentir e viver as emoções.
"Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais
Se chorei ou se sorri 
O importante 
É que emoções eu vivi..." R.C./E.C.

A+BraçoS

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 02-08-2013



Um comentário:

  1. Bom dia!!!
    Lindo texto.
    Porque a musica é sentimento, emoção e veículo pelo qual acessamos nossos sentimentos íntimos e profundos... "Musica é vibração é freqüência". Talvez o segredinho esteja a começar por aí. Para os que estudam frequências,sabem o poder que elas tem... Acredito nisso!
    Amei! bjos

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!