Arte + Visível, Música + Invisível - 43


         Mesmo que minha memória ainda pouco falhe, sempre me lembro de personalidades da música que se tornaram personagens, a exemplo disso o homem por trás do personagem fica desconhecido, e sobre a verdadeira pessoa, o personagem....ihhh compliquei?! Nem tanto, veja o caso do querido Luiz Gonzaga que teve parte de sua vida contada em filme, ou em contra ponto a nossa realidade, os The Doors, pouco se fala do lado pessoal, os homens por trás das músicas, sou um fã nem tão estudioso dessas figuras espalhadas por aí, histórias que nos enchem os olhos e povoam o imaginário coletivo, indagações subjetivas, falta de imaginação, falta de tempo, tempo de sobra... "O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo." M.A.

         Se parar pra pensar temos variados modos de perceber o visível (porém nem sempre louvável), do que é invisível, tudo questão de ponto de vista, claro! Como pra quem vê a cidade de dentro do carro, o pedestre também fica invisível, pouca beleza se percebe na velocidade, detalhes que passam, o vento passa, as folhas do calendário. O som que toca é tão invisível quanto a fonte causadora. O movimento das partículas do ar; é como o som deveria propagar, cada vez cai uma folha do tal calendário tenho a impressão de estarmos entrando numa era próxima ao vácuo, em que movimentos desordenados/exagerados, onde o raciocínio não é mesmo muito necessário, regados a fatores econômicos e socioculturais, que no máximo nos deixam escolher o canal/estação ou rede social.
         Talvez a música seja mesmo a arte mais invisível, notas musicais que trans+formam os sentimentos invisíveis, em canções que passam a ter importância dentro de cada um, de acordo com o momento/contexto em que ouviu pela primeira vez determinada canção, seu valor e relevância na nossa trajetória pessoal intransferível. Arte que clama por entendimento e dá margens a interpretação, não se limita a estilos e moda. Limitados somos nós, procurando fins que justifiquem os meios, com meias palavras e meios termos, no âmbito financeiro, na forma como a TV nos educa e nos deixa cegos, vidrados em falsas verdades e deixam absurdos invisíveis.
         Bons tempos aqueles em que ver o artista em pessoa valia alguma coisa. Hoje em dia a fama dos personagens precede os feitos, nomes estampados em tapumes e outdoors, escritos em letras que disputam em tamanho com seus egos, visíveis até mesmo pro pior cego. Minhas condolências aos pintores que tem seu valor roubado (não diminuído) pela digital arte; facilitadores do trabalho de observação e aprendizado constante, que muito se deve a sensibilidade e aos pequenos detalhes, estudados pelos olhos atentos e técnicas apuradas pelos anos de estrada e/ou horas de voo, pincéis invisíveis aos bits e bytes. A velocidade do processo de impressão dos livros, que tornam um novo lançamento ou mesmo os consagrados volumes, em páginas de papel invisível no corre da vida, mas que enchem as megastores que só ficam em minúsculo aqui, nesse texto que dentro em breve também ficará invisível.

"Só se vê bem com o coração (conteúdo imperfeito), o essencial é invisível aos olhos." A. S-E.

Obs. Solo A+:
         Artistas de todo mundo mostram sua cara na TV, na internet e mídias, passo a acreditar que a música fica invisível quando mostram apenas um infinidade de qualidades visuais, boa performance e belos instrumentos, fica difícil de saber até onde entendem a sorte que tem. Falta o conteúdo de tudo isso, nem é fácil encontrar uma nova ótima sonoridade, o novo bom pouco acrescenta de verdade, textos que subestimam nossa capacidade social inclusive...

Obs. Solo +B:
         Reis do rock, rei do baião, o lagarto rei, o rei do carnaval, o rei do futebol, com tantos reis num dá nem pra sentir saudades da monarquia. Heróis de cartola, anéis e correntes, capa e bota, caricaturas e seus estereótipos, em qualquer que seja o ponto em que suas características possam se fundir/confundir.


A+BraçoS

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 30-08-2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sempre façam comentários ok!