... + Uma Vez..., O Novo De Novo - 40


          Embora com minha ainda pouca idade, assisti a algumas mudanças tecnológicas, sociais e culturais que afetaram fatalmente a música, para o bem e para o duvidoso. A facilidade e velocidade que músicas de "sucesso" são "criadas" e veiculadas é assustadora, os "home studios" vieram mesmo pra ficar e marcar uma geração de novos sons, mas também alterações culturais que converteram gentileza em LUXO. Outro ponto em que esbarraríamos na questão contemporânea, é conseguir determinar o que é novo, e à partir de quando ultrapassou o prazo de validade, isso se não estiver nas "embalagens", experimentar talvez seja uma boa ideia. 

          Muito dinossauro e pouco ovo, monstros nascendo do nada e por toda parte, como em filmes de terror ou ficção, em que saem dos esgotos e submundo, fazendo uma metamorfose diária incompleta e agonizante que beira ao caos, atacando a quem quer que se mova. Talvez seja apenas o ponto de vista, quem sai do escuro e se torna foco não nota o espanto coletivo, é tudo novo também, passam a fazer parte da novidade, antenados, digitais, nada de escolher lado, resistência ou aceitação, os conceitos são outros, gerações em constante mutação.
         Lembro de ir ver bandas que chegaram a ter até 2 carretas de equipamentos, hoje viajam com apenas um ônibus de equipe, pouca aparelhagem. Chips de computador (circuitos integrados) tornaram possível ver famosos guitarristas trocarem seus apaixonantes sons de guitarra, por simuladores virtuais; não que não valha mais à pena sair de casa pra rever os mestres, mas há algo de diferente, monitores de retorno de palco que viraram pequenos fones de ouvido, grandes amplificadores que passaram a ser simulados por pequenos pedais e aparelhos de chão, a novidade era a falta de glamour, o encanto se perdeu no tempo, fez pensar, mas "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais" B. Apaixonados por música ou qualquer coisa que valha a pena, sabendo e tendo a consciência de que o novo sempre vem.
          Conformidades lastimáveis à parte, alguns aspectos são notoriamente o imã que nos atrai, artistas são mesmo figuras únicas em seus pequenos universos, tem capacidade criativa individual que atingem o público em várias dimensões, seja pela beleza dos textos, falas e pensamentos ou ainda a sensibilidade transformada em arte, lições de vida pra guardar e aprender, afinal de contas somos dos poucos seres vivos que aprendem com os erros.


Obs. Solo A+:
          Rolos magnéticos usados em gravadores de estúdio X HDs, fitas de vídeo VHS X DVD, Vinil / Fitas K-7 X Compact Disc, Diquetes X Pendrive/CDs, Mega-Giga-Tera, Analógico X Digital, o simples X simplório, ASA 100-200-500 X Megapixels, TVs com tubo de imagem X LCD X LED X sei lá mais o que..., essas são apenas algumas das substituições que convivi de perto, mas nem tudo caiu em desuso, o bom senso ainda mantém lâmpadas incandescentes a venda, amplificadores de guitarra, livros, educação e civilidade, pequenas coisas pra gente identificar quem é virtual e os de carne e osso.

Obs. Solo +B:
         Gostaria de aproveitar pra agradecer a todos os leitores dos textos aqui do blog, OBRIGADO!! 
Até sexta-feira.

A+BraçoS

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 09-08-2013



Um comentário:

  1. Fala camarada, como sempre mais um post inteligente, são poucas as pessoas que percebem está mudança dos novos tempos, pois parece que o passado histórico, vai se perdendo cada vez mais rápido, assim como as informações nos chega numa velocidade impressionante; e é muito triste pois com isso se perde o que ha de mais belo sentimento de conquista. " Tudo que vem fácil vaí fácil." Abraço! Deus te Ilumine sempre.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!