Música + Festa + Cultura - 45


          Não posso me considerar uma pessoa festeira ou festiva, arroz de festa que seja, mas já me apresentei diversas vezes em eventos com essa intenção. Saraus, festas de arromba, festivais, multidões, estive frente a frente com pessoas que estavam ali para, de alguma maneira, socializar e fazer daquela reunião, um encontro para ser lembrado realmente, fortes momentos para se guardar "do lado esquerdo do peito, dentro do coração". E posso dizer que um dos fatores importantíssimos dessas "farras" era, sem dúvida, a MÚSICA. Sem música a alegria tem vergonha, a assanhada não se assanha, o dançante não se mexe e não vira caso pra ser contado e repetido pelos amigos e presentes.

          Festas e eventos comemorativos tem sempre um clima que nos faz escolher a trilha sonora, quando criança uma das festas do ano onde a música era muito marcante, eram as festas juninas, que depois vieram a ter outro significado, diferente, se transformando e associando outras vertentes. Os eventos passaram então a ter nome de ForRock (Forró+Rock), misturando cultura e tradição, à modernidade, somados (+) a demanda de grupos e bandas do estilo rock.
          É interessante como algumas das festas mais marcantes do calendário (festas de época), tenham estilos musicais previamente definidos, e que nesse caso as canções sirvam a um propósito bem específico; não que essas canções quase hinos não tenham real beleza ou importância. Natal, ano novo (Réveillon), ou o carnaval com suas já carimbadas marchinhas, sinônimos de sucesso dos antigos carnavais, ainda hoje são lembradas com carinho e saudosismo de quem viveu o auge; o ambiente familiar e de descontração, eram frequentemente encontrados nesses eventos, daí me pergunto: O que ficou dessa atmosfera? Talvez somente a espontaneidade do povo brasileiro que ainda toma conta das ruas pelo país, claro que nem de longe o visual das mega produções carnavalescas atuais lembram os pequenos, modestos e aconchegantes clubes e as folias de bairro.
          Algumas religiões tem nas melodias de canções hinos de adoração, louvor, oração, evocação e meditação, o uso destas melodias entoadas durante as festividades garantem concentração/foco nas atividades e encontros, permeiam de emoções as crenças de seus seguidores, mantras, cânticos e a intenção de cativar e cultivar em seus seguidores palavras de real significado e filosofia, valorosas a fé e suas razões.
          De culturas internacionais herdamos festividades e/ou solenidades, o dia das bruxas (celta), que até onde me lembro não  tem nenhum estilo musical agregado, ou o dia dos mortos (México), antigamente no dia de finados não se varria casa, ninguém brigava, afinal de contas era um dia de luto, segundo sei o rádio tocava músicas tristes e fúnebres, respeito era respeito até o fim.


Obs. Solo A+:
          Percebam que tendo alegria e música como pano de fundo, qualquer churrasco à brasileira ganha ares de festa, nem precisa prestar atenção ao som que estiver tocando, nem é necessário ter um estilo predeterminado, desde que sirva como suporte a animação dos participantes. O "desafinar do coro dos contentes" muito provavelmente terá aparição ao final desse tipo de manifestação...

A+BraçoS

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 13-09-2013



2 comentários:

  1. "E os que foram vistos dançando foram julgados insanos pelos que não conseguiam ouvir a música."
    Friedrich Nietzsche

    Belo Texto!
    Obrigaduu
    <3

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos seus textos Chapa.
    Até semana que vem!

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!