Mudar + ... Mudar Pra Melhor... - 47


         Quantas ideias mudaram o mundo? Quanta filosofia (amor a sabedoria) mudou o que conhecemos, conceitos, músicas e mensagens de finalidade verdadeiras, com conteúdo. Feitas principalmente à partir dos anos 50, claro que inicialmente as composições tinham um tom de clamor ou lamento, até por influência do blues, porém passada essa fase onde "reclamar" podia ser mal visto, as convicções nos textos/letras das canções passaram a ter a função abre-olhos e de dar uma direção aos que pouco enxergam ou que mal e porcamente queriam ver, vendo somente o conveniente. Mas estão por aí os textos, os cegos, os que ainda querem mudar o mundo ou quem sabe somente melhorar, talvez fazer alguns ajustes pensados numa convivência mais leal e humana, contrário a quem diz querer ajudar mas que no fundo o objetivo é extrair o máximo... dos outros, o melhor... dos outros e usufruir em benefício de causas menores.

         E qual seria a causa mais importante? Se pensarmos coletivamente é fácil encontrar alguns itens campeões numa imensa lista de afazeres. Perigoso seria misturar algumas questões pessoais aos problemas alheios a nossa atmosfera e fazer disso cavalos de guerra ou de Troia. Fórmulas antigas talvez sejam boas como referência, mas acredito que as mudanças de agora ou as futuras terão seus próprios padrões e parâmetros. 
         Pode ser o problema do lixo, o trânsito, o vizinho, a falta de cidadania que se mistura a falta de educação e civismo, acontece que mesmo quem faz música de protesto às vezes não aguenta tanta reclamação. E Quem aguenta? Toda reclamação requer pelo menos uma boa explicação, mas acontece que a cena em que um cego guia outro, não me parece muito segura e beira a tragédia, pouco podem se ajudar, num mundo onde somos crivados de informações das mais diversas e infundadas fontes...
"Mas agora eu também resolvi dar uma queixadinha, porque eu sou um rapaz latino-americano, que também sabe se lamentar" R.S.
         Nos idos anos 80 muito se falou pouco se entendeu, da Geração Coca-cola ao Bêbado e o Equilibrista, do The Times Are A-Changin’ ao Killing In The Name, não posso fingir que vejo as tais almejadas e bem elaboradas mudanças propostas nos textos que passam anos a fio, como nos dicionários que hoje se empoeiram nas prateleiras, porque ninguém precisa mais saber o que tem dentro deles, ou nas mensagens de canções que sangram em canções "É" de Gonzaguinha, que valem só pela reflexão proposta pelo artista.
         Há também os que vão fundo e se expõe (e até onde isso é relevante), mas que nem sempre atingem o ponto mas dão o que pensar, isso já deixa uma marca nos anos que acumulam as boas intenções e más práticas mundo afora. Péssima ideia é misturar protesto com atos impensados de rebeldes desorganizados, que bradam hinos defendendo bandeiras que eles mal conhecem sua história e confecção, que generalizam qualquer tipo de injustiça encontrada pelo caminho. "Toda pedra no caminho, você pode retirar" R.C/E.C


Obs. Solo A+:
         Aproveito pra colocar uma pequena lista de músicas que tenho certeza que foram feitas e pensadas com atitude e por alguma causa útil: "É / O que é, o que é?" (Gonzaguinha); Bêbado e o Equilibrista (João Bosco); Woman Is The Nigger Of The World (John Lennon); Eu também Vou Reclamar (Raul Seixas); Get Up, Stand Up (Bob Marley); The Times Are A-Changin’ (Bob Dylan); Até Quando Esperar (Plebe Rude); Killing In The Name (Rage Against The Machine); Cálice (Chico Buarque e Gilberto Gil); Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém (Humberto Gessinger); Tempos Modernos (Lulu Santos);Brasil (Cazuza); Inútil (Ultraje a Rigor); Geração Coca-cola (Renato Russo); Against Th' Law (Woody Guthrie).


A+BraçoS e causas a todos!

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 27-09-2013


2 comentários:

  1. Onde estão as idéias e os ideais, qual será o futuro desta geração que tem tanta Informação que passa pelas idéias como passam as águas arrastando tudo e não deixando somente erosão e o lixo amontoado. Limpem suas ideias e sigam bons ideais.

    Parabéns por mais um belo, inteligente e refinado post meu amigo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas permanecem engessadas na arte de amar, na arte de persistir e na capacidade de realizar seus sonhos... desânimo, desilusão, medo. Simplesmente, não realizam. Mas existem as que escrevem músicas, poesias, blogs,... e toda sexta faz a gente ler e refletir coisa da boa!

    Gonzaguinha com "É" sempra há de me emocionar.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!