Música + Urbana Nas Cidades - 44


Embora as etnias não classifiquem os gostos, e sabendo que "gosto não se discute", é com uma outra máxima que fico, uma que diz "somos produto do meio em que vivemos". Quantas vezes nos deparamos com as mudanças nas cidades, moda, comportamento, MÚSICA..., assim também temos os que atentaram e traduziram em forma de canções o que ainda se vê quando perambulamos por avenidas, bares, personagens, cenas; o dia e a noite em paisagens totalmente urbanas.

De alguma maneira ainda somos uma grande aldeia/povoado, as várias tribos e seus novos costumes que podem até causar um choque num primeiro momento, criam até superstições modernas (lendas urbanas), mas que levam a perda das nossas antigas raízes e folclore/tradições. Nossos ancestrais com certeza ficariam surpresos de saber o que nos tornamos enquanto comunidades e divisões de território, a divisão não pode ser mapeada geograficamente nos grandes centros, existem focos individuais e padrões que nem sempre tem a intenção de comandar ou ditar qualquer que seja a nova ordem coletiva, cada um por si e por suas ambições.
Moramos em cidades que nos inspiram e nos influenciam mais do que podemos entender, cultura, ritmo, estilos, ruídos, cores e senso crítico, tudo afetado pela tal "urbe", artistas variados de todas as épocas retrataram sua visão de suas origens ou das cidades que os acolheram e que passaram então a chamar de casa. Algumas das músicas sobre o tema cidade, são criações vindas da admiração/paixão e respeito dos compositores por sua terra natal, mas criticas e/ou desaprovações são bem comuns nesse caso.
Num mar de pessoas com interesses diversos, buscar fôlego pra seguir em frente sem afundar ou ser submergido na mesmice dos prazeres comuns, a selva de pedra, asfalto, concreto e semáforos, tecnologia e algumas coisas que não são mesmo novidade  pra ninguém, "olhos que se conectam, espelhos da alma... Entendo que nem todos concordem e possam achar que estou filosofando e talvez tenham ideias melhores e mais cheias de 01101110011000010110010001100001 (zeros e uns). Apenas uma certeza me ocorre, o lado humano ainda há de reclamar!! ÂBS"

"A cidade não pára 
A cidade só cresce
O de cima sobe
E o de baixo desce" C.S.

Obs. Solo A+:
A vida na cidade grande pode ser mesmo aterradora, a criatura que sofreu metamorfose e se tornou o homem moderno mete medo pela falta de senso coletivo e cidadania, em contra partida podemos dizer que todas as "grandes" cidades um dia foram pequenas e já foram qualificadas como áreas rurais, na maioria dos casos a evolução é violenta e vaidosa.

Obs. Solo +B:
Só pra lembrar algumas das canções mais conhecidas sobre o tema desse post: Sampa, Muros e Grades, Música Urbana, A Cidade, 175 Nada Especial, New York - New York, Anoiteceu em PoA, Tédio (Com Um T Bem Grande Pra Você), Brasília, Aquele Abraço...

A+BraçoS

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 06-09-2013



Um comentário:

  1. Minha admiração por ti envelhecerá comigo.
    Bjos nessa Sexta-feira!

    Totalmente urbanos!

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!