O Que + Se Herda...? + Música - 13

           Meus primeiros contatos com a música foram em casa mesmo, umas cantigas de roda antigas, o rádio sempre ligado no AM e meus pais que sempre gostaram muito e tinham uma coleção bem grande de discos de vinil em vários estilos, MPB, Jovem Guarda, Sertanejo (tradicional - raiz) e outros; dessa discografia o artista que mais me atraia, eram os discos do Sérgio Reis, ouvia com afinco e por horas. Lembro-me de uma vitrola que parecia uma maleta da marca Philips, uma tampa preta que quando aberta era o alto-falante, e a parte de baixo o prato do toca discos, tinham controles de volume, tone e velocidade da rotação. Não conheci meus avôs, mas são figuras muito presentes ainda hoje, pois deixaram um legado familiar, de memórias e ensinamentos. Meu avô paterno tocava acordeon e gostava muito de Mário Zan (acordeonista), minha mãe chegou a aprender a tocar piano, mas parou, meu irmão chegou a tentar tocar bateria e montar uma banda com amigos, onde muitos já tocavam violão, porém não seguiu. Minha maior influência dentro de casa mesmo foi meu pai, que ainda toca em raras ocasiões "gaita" de boca 40 vozes, foi dele que herdei o violão Giannini (o "Verdão").
           Ainda no início dos anos 80, eu ouvia muito rádio AM, onde alguns artistas bem conhecidos na época eram: Jessé com "Porto Solidão", Scorpions com "Still Loving You", "As Canções do Roberto" (era um programa), Caetano Veloso ainda embalado pelos festivais da TV com "Alegria, Alegria", Gilberto Gil "Não Chores Mais", tocava muito também a música "Cálice" na versão do Milton Nascimento (não saberia dizer se por reflexo ainda do pós-ditadura ou por ser mesmo uma bela versão). A programação das rádios nessa época não variava muito, veiculavam o que vendia mais e pronto; depois em FM, entre meados e final dos anos 80, ouvia o que tocava, os Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana, Barão Vermelho, RPM (o disco "Ao Vivo", lembro que tocou quase inteiro), e depois já no início dos anos 90, Metallica, Nirvana, Pearl Jam, essa segunda modulação de frequência, me levou ao mundo do rock definitivamente, pois ouvia e registrava em fita K-7, num gravador que tinha em casa o que me agradava, inclusive foi com esse gravador que inventava minhas primeiras canções e guardava pra ficar ouvindo e me estudando, era um gravador pra perder tempo, e salvar as ideias e guardar...
           Aprendi a respeitar as canções antigas e seus estilos, que mesmo sendo atemporais, não estavam inseridos no meu aprendizado, ouvi Nelson Gonçalves muito antes de Beatles com certeza, conheci as versões da "jovem guarda" antes de ouvir os originais. Pra mim, a divisão dos estilos musicais varia com o "estado de espírito", tem o dia rock, dia blues, dia metal, dia samba, dia country, dia pop, dia folk, e esses dias costumam se misturar dentro de um mesmo dia.
           Bom! Dos meus antepassados herdei o gosto pela música, dos meus amigos o bom gosto, bons discos, bons shows, muitas dicas e motivos pra continuar, mesmo em momentos críticos herda-se algo que será aproveitado mais tarde. Como toquei com várias pessoas de formações musicais diferentes, também acabei herdando de alguns o gosto pelas obras vindas do conservatório, sabem como é... "música clássica", estudei violão um tempo com o Caló, mas num segui em frente, minha teimosia, a guitarra e minhas unhas que quebravam a cada aula não permitiram que eu continuasse. O Gustavo do Carmo (pianista) também me transmitiu muito conhecimento vindo desse mesma vertente. Gosto de pensar que independente do estilo ainda são apenas AS MESMAS 7 notas musicais (1-Dó, 2-Ré, 3-Mi, 4-Fá, 5-Sol, 6-Lá, 7-Si) e só pra deixar registrado por aqui, "só existe Música, onde tem Músico!".
           Tendo um irmão mais velho, que não tem ideia da quantidade, qualidade e bom gosto musical que herdei dele; muitos discos e muitas bandas, amigos e influências. Da cidade que moro, herdei o gosto por apresentações ao vivo, pois em meados dos anos 90, eram tão poucas as opções pra quem queria ver apresentações ao vivo, que passou a ser uma busca constante, e acabei descobrindo que mesmo que seja um estilo fora do meu gosto, consigo apreciar, gostar é outra coisa... (...Cuidado com a coisa coisando por aí / A coisa, coisa sempre e também coisa por aqui... R.R).


Obs. Solo A+:
           Hoje continuo herdando influências vindas do legado e da persistência/teimosia, que já se tornaram intrínsecas e essências ao dia-a-dia, popularmente conhecido como "bicho carpinteiro" (inquietação).


Obs. Solo +B:
           O tempo passa rápido, muito rápido... Viu! Passou... Aprender enquanto é possível, aproveite enquanto se pode, enquanto há o que alguns chamam de vida, outros de deus, outros de destino. A verdade é que a velocidade não nos permite enxergar a nossa volta, desacelerar... parar nunca! Não pise no freio tarde demais; porque ou você bate ou fica tudo muito distante...


A+Braço

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 01-02-2013

4 comentários:

  1. Mais uma sexta... E eu por aqui vidrada!
    Acabei de experimentar Mário Zan e confesso que com "Capricho Cigano", percebi que seu avô era um homem de bom gosto. Gente nova precisa provar dessas coisas boas... Porque tem dia pra tudo, não é mesmo? Até o dia das antigas.

    Esse tipo de herança que você recebeu são das melhores que se pode receber!

    Ah e espero que a sua inquietação sempre esteja por aqui e entre nós, afinal de contas, ela te move a fazer cada dia mais, mesmo quando alguns desistem.

    "Que a força esteja com você!"
    “Para o alto e avante”
    "Yabba-dabba do!"
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. SeuSadra...

    Acho que esse seu post desmistifica a máxima do "diga-me o que tu ouves,que lhe direi que músico és"... Lembro do nosso início como parceiros de banda e da cegueira que pairava no ar com relação as fontes que deveríamos beber para criarmos nosso estilo.
    Acho que o mais legal disso tudo é tomar ciência que podemos sempre olhar pra atras, reconhecer ou desconhecer, e usar o que vivemos a nosso favor. É realmente louco me ver aplicando em meu som hoje uma pesada carga de influências que julgava insuportável a 15, 20 anos...

    Parabens cara!!! Vou com Jéssica: Força Jedi!!!!

    Borçari

    ResponderExcluir
  3. Meu grande amigo, isso tudo ainda vai acabar virando um livro mesmo... E torço pra que vire!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Massa Ângelo!
    Também acho q esse blog vai dar um livro.
    To lendo todos. Até a próxima sexta.
    Abraço, Caló.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!