Em Outros Canais + Música - 19

           Ao final dos anos 80, ainda enquanto criança, conheci alguns grupos infantis que despontaram devido a divulgação da TV, o Balão Mágico, Trem da alegria, Daniel Azulai, e depois como pré-adolescente, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó e outros que naquela época já não soavam tão interessantes, pois é a gente cresce. Não é de hoje que a realidade não é mostrada aos muito jovens, e eles acabam assistindo quase sempre novelas e os programas que não são "feitos para eles". Como já disse por aqui, tinha um passatempo em meados dos anos 90 que era colecionar vídeos dos artistas que eu gostava da TV, e não eram poucas as oportunidades, muitos dos programas que eu assistia já não existem na grade de programação dos canais, e fazem falta pois impulsionavam os novos sons para dentro das casas.

           Não diferente dos jovens ocidentais de classe média sendo "A", "B" ou "C", acompanhei fincando horas diante do televisor a espera de programas de musicais nos quais conheci e passei a desejar novas aparições dos artistas muitos em primeira mão, bandas como: Os Mamonas Assassinas, Os Raimundos, Virna Lisi, Dr. Sin, Chico Science & Nação Zumbi, Patu Fu, J. Quest (depois Jota Quest), Wilson Sideral, Skank. Muitos destes eram artistas que se tornariam sucesso nacional e que tiveram suas estreias em programas de auditório. Alguns dos que mais segui foram também de grande audiência, tais como: Bem Brasil (TV Cultura), Programa livre (SBT), Programa de Música (Rede Minas), Domingão do Faustão (Globo), O+ (lê se "O positivo" - Bandeirantes, que depois viraria H). 
           Engana-se quem pensar que somente as bandas pop ou rock tinham espaço, vi grupos como: Joelho de Porco, Ratos de Porão, Banda Taffo, Viper, Inocentes. Como fã de música que sou, nunca escolhi canal como quem escolhe um candidato ou partido, time ou autor. É importante buscar o valor de cada coisa em seu devido lugar, e de alguma forma discordo da frase que diz que "...nada fica pra semente...", tudo bem... mesmo que o contexto seja outro, já estive imerso no universo criado pela TV, e sei que se não fossem as referências as quais fui exposto diante dos vídeos, muito provavelmente não me interessaria por música. A culpa é da TV... Viram!
           Atualmente me pergunto: O que os jovens podem aprender do valor da música? E dos instrumentos? Principalmente dos valores vindos da TV? O que os pequenos realmente aprendem diante das telas nos programas? Daqueles que tem musicais inseridos. Claro, mesmo sabendo que não há programa televisivo que substitua um professor/mestre, ainda assim posso me dizer um afortunado, tendo passado horas a ver e ouvir, e posteriormente repetir e tentar reproduzir diversos dos sons, gestos e até trejeitos; ainda que somente por pura diversão ou mesmo pra testar minha capacidade motora. 
           Já ouvi dizer "somos o que ouvimos" ou ainda "somos produto do meio em que vivemos...", realidade tão crua atualmente, criadas desde os bastidores das estações de TV, e que invadem os lares mostrando o que querem. Parte do que é música através da mídia televisiva é imagem, concordando ou não com o visual; controvérsias à parte, mesmo ridicularizando o aspecto visual, seja por extravagância, ou seja, pela falta de identidade com a tribo da qual cada um qual participa, apresentador e apresentado tem como foco objetivo diferentes. 
           Não aproveitei os resquícios do que já foi um dos mais importantes movimentos culturais e de entretenimento em massa para jovem brasileiro no final dos anos 60, meus pais que o digam, sentiram a euforia que se transformava em moda e comportamento, e que ganhava as ruas ao fim de cada um dos programas da "Jovem Guarda" ou dos "Festivais da TV Record", revistas com as letras/textos das músicas dos festivais, roupas, penteados. Portanto queridos telespectadores, cuidemos para não vivermos só e a sós do passado, mas sim de futuro... presente... "O ontem é história, o amanhã um mistério, o hoje é uma dádiva, por isso se chama presente!" (M.O.)
 
Obs. Solo A+:
           Nos rodapés dos vinis antigos vinha a inscrição: "Música é Cultura", acredito nisso, assim como acredito também que "Assim como comida está para o corpo, música está para a mente/consciência/alma!"

A+Braços!
 
Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com
 
"Absolutum Est Casualis" 15-03-2013

 

3 comentários:

  1. Olá Sadra Amado!
    Taí uma amostra de que a mídia televisiva pode ser algo positivo, depende o que queremos dela, não é mesmo?! É a "escolha"...
    Há muitos artistas hoje com apelo popular e abordagem ousada em sua música. Apelo popular é importante, mesmo que seja algo que tende para o não popular...

    "A Música exerce salutar influência sobre a alma e a alma que a concebe também exerce influência sobre a Música. A alma virtuosa, que nutre a paixão do bem, do belo, do grandioso e que adquiriu harmonia, produzirá obras-primas capazes de penetrar as mais endurecidas almas e de comovê-las." (A. K.) Te copiei! rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Quilos e mais quilos de fitas VHS depois...

    Caramba lembro desta época com saudade, pq gravar tudo aquilo que nos interessava era superlegal, aproveitava pra fazer coletâneas de um mesmo artista para facilitar na hora de achar tal material, mas acho que o mais legal era rever o que foi gravado e se atentar para os detalhes das músicas, arranjos e set dos músicos; com certeza este hábito ajudou na minha formação como músico e pessoa.
    Hoje em dia com toda a enxurrada de informação advinda da globalização e canais fechado muitas das vezes não conseguimos no identificar com determinado canal, programa ou série, mas essa peregrinação de canal em canal há de levar a algum lugar.

    Abraço a todos;

    Igor

    ResponderExcluir
  3. Cara, houve um tempo em que dava prazer assistir TV. Programa Livre era todo dia praticamente, na época do SBT "Fala Garoto"... Quantas e quantas bandas boas passavam por lá... Eng. Dr Sin, Angra, Barão, etc etc etc... O programa "H" (ainda com Luciano Huck) também era muito massa, até algumas épocas do O+.

    Hoje em dia, a TV aberta do Brasil é vergonhosa, mas bom que chegamos acompanhar um pouco da época boa!

    Abraço...

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!