+ 1 Blues + Improviso + 1 Som - 21


        Em 2002, após quase uma década de rock, iniciei juntamente com amigos a banda de blues EscaliBlues (www.escaliblues.com.br), e depois de duas "demos" bem sucedidas junto com meus companheiros de blues resolvemos gravar um CD, queríamos registrar e ter um material que representasse a banda da época, e nossa sonoridade. Durante a escolha da lista a ser gravada, alguns elementos da gravação foram sendo improvisados, percebam que no blues e no jazz o quesito improviso é essencial e insubstituível, foram selecionadas então 3 canções para essa gravação que estavam há algum tempo no repertório ao vivo, e mais 3 canções que passariam a fazer parte do nosso repertório à partir dali. Dentre elas a versão "cabaret" de "From Four 'Till Late" de Robert Johnson, ainda entre as nossas elegidas para representar o som do grupo estavam 6 músicas de artistas que até hoje nos identificamos. Refizemos os arranjos na expectativa de mostrar através de sons conhecidos do público a nossas interpretações, ideia essa que sempre esteve presente desde o gênesis da banda, o blues revival/resgatado (blues and review). E por falar em resgatar... conto aqui alguns dos momentos da gravação desse CD "EscaliBlues 2008".

          O período da definição da lista a ser gravada foi breve, mas as surpresas ainda estavam por vir, o critério para escolha dos sons foi pensado de acordo com o tradicionalismo do estilo, gravamos num estúdio caseiro montado entre tapetes, carpetes, cortinas, biombos acústicos, guitarras, violões, piano acústico (de armário) e sintetizadores, contrabaixo elétrico e bateria. De acordo com registros de épocas entre os anos 30 e 60, gravações de musicais eram feitas ao vivo, aproveitando o melhor da acústica das salas e dos músicos, partindo desse conceito, gravamos a bateria em dois canais, sendo um microfone para o geral e outro para o bumbo, o que trouxe um som mais orgânico e conciso. Usando um computador pessoal e placa de som onboard, no espaço de duas semanas gravamos as baterias e "guias" (guias - faixa de áudio que serve como auxilio aos músicos na execução das gravações posteriores, overdubs) quase todas com direito a takes contendo diferentes nuances.
           Durante as semanas após o término das gravações da bateria, fiquei algum tempo conferindo o material que havíamos gravado; uma das partes me chamou a atenção que foi justamente o que gerou uma vinheta instrumental batizada de "Free" (esse nome faz alusão ao que também é conhecido como "jam", improvisação de músicos), antes de cada novo take de gravação testávamos o som dos microfones e volumes, e num desses testes percebi a nova música incrustada ali, ainda que sem lapidação alguma, criei o tema para essa parte instrumental, o Gustavo do Carmo (pianista), certa vez me ligou as 22:40 tarde da noite, dizendo que havia criado algo para complementar a parte rítmica para o tema, e se poderia ir gravar. Registramos a base e a "dobra" do tema da guitarra nessa mesma noite adentro. Na mixagem criamos dois ambientes, no lado direito ouve-se o órgão tocando o tema, e do lado esquerdo é a guitarra que toca o tema; usando o mesmo princípio do lado esquerdo o teclado toca a base enquanto do lado direito a base é feita pela guitarra.
           Mantivemos o foco nas gravações durante cerca de 6 meses, deixamos pro final as guitarras e vozes. Durante uma audição do CD junto com o Luiz de Bessa (baixista), já quase finalizando as mixagens, sentimos falta de um blues que remetesse a era acústica. Nos anos 90, havia feito uma versão que batizei de "Digam Ao Presidente", reorganizamos então a música para que coubesse dentro da atmosfera acústica e gravamos a nova versão num final de semana, essa faixa entrou para lista como se diz, "aos 45 minutos do segundo tempo". Essa canção foi gravada num clima bem tranquilo por isso mantivemos as conversas no início e fim da faixa.
           A faixa instrumental chamada "Spooky Boogie", foi composta originalmente como tema de abertura que fiz pra banda Dick Vigarista por volta de 1997. Com uma ideia "fusion", blues+rock+jazzy, contém teclados maravilhosos, e o baixo que se encaixou perfeitamente. No final da faixa ouve-se os aplausos que foram gravados durante a comemoração do fim das gravações, momento de descontrair e encontrar os amigos e aproveitar pra registrar a "farra".
           Sempre que penso em gravação, acho importante a ideia de "seguir em frente", e nada melhor que uma música autoral, nesse caso a primeira canção que propus foi um "blues arrastado" que tem como título "Leave Me", primeira canção que fiz em inglês com correções do "Master" Dawisson Lopes. Essa música foi feita numa tarde de chuva pesada, por isso inclui o som de trovões e chuva na introdução, somente por ter ficado marcado pra mim a ocasião.
           Não tenho dúvidas de que o período de gravação foi de muita dedicação de todos os participantes, pessoas que ajudaram direta ou indiretamente, o CD se superou em todos os aspectos inclusive no "Do It Yourself" - DIY (Faça Você Mesmo), agradeço novamente ao comprometimento de todos os envolvidos...


Obs. Solo A+:
           As composições próprias que citei neste post podem ser ouvidas no seguinte endereço da internet: (http://escaliblues.conexaovivo.com.br/). 

Espero que gostem e se divirtam, assim como foi divertido pra nós gravar...

Obs. Solo +B:
           Deixo aqui registrado minhas desculpas pois usei muitas expressões próprias do meio musical. Segue a lista das músicas que foram gravadas nesse CD:

>>EscaliBlues 2008

1. Brand New Cadilac (Vince Taylor)
2. Bad To The Bone (George Thorogood And The Destroyers)
3. Leave Me (EscaliBlues)*
4. From Four 'Till Late (Robert Johnson)
5. Jailhouse Rock (Jerry Leiber - Mike Stoller)
6. Digam Ao Presidente (EscaliBlues)*
7. Free (EscaliBlues)*
8. Stray Cat Strut (Brian Setzer)
9. Spooky Boogie (EscaliBlues)*
10. Stuck In The Middle With You (Bob Dylan)

A+Braços e feliz páscoa!!

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 29-03-2013

4 comentários:

  1. Feliz Páscoa! É sexta!!!
    Não imagina a minha surpresa quando me passou o CD e eu ouvi no fone de ouvido e vi os dois ambientes criados... e toda aquela sonzeira. E o fato de vocês terem feito isso; mão na massa total... O CD é maravilhoso! A versão "Digam ao Presidente" no violão é inesquecível.
    Parabéns a todos...que dele participaram!
    Bjo meu.

    ResponderExcluir
  2. Cinco anos depois e muitas tentativas depois, estamos novamente envolvidos com a gravação do ABSolo e dentro em breve de mais um CD da Escaliblues, aguardem pois muita coisa vem por ai.

    Abraço,

    Igor

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!