O Som, A Soma (+), As Lacunas E As Alcunhas... - 26


           Em meados de 1994, existiu um trio que nunca mais ouviria música da mesma forma. Na guitarra: Feioral + na bateria: Presuntinho + no baixo: Vassoura Maluca. Batizados assim por um comediante de plantão e vizinho dos ensaios de uma banda ainda sem nome até aquela ocasião, mas que encontrariam na comédia, mais precisamente nos desenhos de animação a forma e o nome pelo qual seriam conhecidos durante os próximos anos. Os apelidos "carinhosos" são lembranças de uma época de soma (+) e amizade sem precedentes, onde descoberta e diversão misturavam se facilmente.

           No início tudo era divertido, carregar equipamento por um quilômetro pra ensaiar, ensaios com durações maiores que 3 jogos de futebol profissional, equipamentos limitados e nunca reclamávamos do som... Éramos jovens, descobridores da nova terra dos conhecimentos infinitos, a música. Pra nós, passatempo, alento e a alegria de poder passar pela adolescência juntos, amigos incondicionais. Alguns ficaram pelo tempo, muitos porque foram incapazes de diferenciar a realidade da imaginação, rumos diferentes, focos diferentes, lentes diferentes, mudamos de tela e de luzes, uns para a escuridão, outros para o nada e por nada.
           Parece muito simples juntar 7 amigos pra montar um grupo musical, gostos que variam com os estilos existentes (rock, blues, erudito, MPB, grunge). Tive a sorte de conviver num grupo de amigos, onde cada um zelava por seu gosto, espaço e estilo, aprendi um pouco com cada um, o convívio nos libertava da futilidade e transformava simples ensaios em palcos de aprendizagem.  "O sábio me disse a vida é uma escola" ÂBS. 
           Diversas formações e montagens tiveram aquela banda, mas as lacunas estão por aí, assim como no dito popular que diz "o que é seu está guardado" ou então "somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos" A.S-E. Não existem substitutos para pessoas, para estilos musicais ou para atitudes pessoais, aprendemos com o tempo ou com a falta de lealdade, a suportar a distância dos verdadeiros amigos.
           Relacionamentos dos mais saudáveis, sim, amigos verdadeiros do tipo que com o passar dos anos não ficam mais fáceis de encontrar. Incapacidade, incompreensão ou intolerância? O ser humano não fica menos complicado com o passar dos anos, ficamos mais sabidos, complexos e criamos uma carapaça que se quebra a cada encontro. "Fazer um sábio no presente exige mais do que se exigiu para fazer sete no passado. E atualmente é preciso mais habilidade para se lidar com um só homem do que antigamente com todo um povo." B.G.


Obs. Solo A+:
           Coloquei uma foto de uma blusa confeccionada a mão (handmade total, Do It Yourself - DIY, artesanal mesmo), da época do trio inicial; algodão com tinta preta, estilete pra recortar o papel e muita vontade de ver o nome da própria banda estampado numa camisa, prazer indescritível, como a primeira bicicleta, dizem que quem aprende a andar nunca esquece...

Obs. Solo +B:

           Ah me esqueci de dizer que o primeiro nome era pra ser "Capitão Guapo", mas como já havia uma banda que tocava bem e tinha esse nome, resolvemos fazer o inverso, daí Dick Vigarista.

Obs. Solo A+B:

           Texto hoje, só pra dizer que não me esqueci de onde veio toda minha história com a música, "quem tem amigos tem uma segunda vida".

A+Braço à todos especial aos Amigos!!


Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 03-05-2013


4 comentários:

  1. As boas lembranças da vida nos acompanham onde quer que a gente vá, isso é muito bacana!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo por revelações da sua raiz socio-musical.Passar por aki e lêr o seus post nada mais é que confirmar a sinceridade que há em sua vida. E viva o Rock que impulsiona os Jovens! E que nunca morra.

    ResponderExcluir
  3. Fases são importantes para o crescimento interior esta que você destaca no inicio da sua jornada musical é uma das melhores principalmente na década que foi. Será que hoje existem grupos de jovens com a mesma empolgação para MÚSICA querendo mudar o mundo? Parabéns amigo por mais um post de grande qualidade e que nos faz pensar sobre o futuro, presente e passado. Abraço!

    æ AendeR æ

    ResponderExcluir
  4. E o trio, o grupo, os Dick Vigaristas, hoje estão crescidos. Dessa época ficam as lembranças que arracam risos da galera e os unem sempre! Fica a música, o rock, o Blues, a MPB, os novos projetos, etc ...
    Quem esteve no remember da banda se emocionou, agora podemos ver como tudo começou!

    E quem leva a musicalidade até hoje continue a caminhada!
    bjo

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!