O Que Não Se Compra + - 28


           Afora os equipamentos que se tornaram raros, existem elementos na música e arte que nem tem preço e que não podem ser pagos por valor nenhum. Já vi novos talentos que muito jovens, demonstravam "facilidade" em executar algumas passagens complicadas musicais ou artísticas, mas apenas com o tempo aprenderam realmente a utilizar suas proezas em benefício próprio. Dinheiro não compra musicalidade, mas pode distrair sua atenção e até bancar equipamentos/instrumentos. Nem todos nascem com a capacidade de se expressar humanamente ou artisticamente, alguns vivem sobre os muros esperando o momento de escolher um lado, mas é sabido que essa escolha um dia virá.

           Na certeza que a caminhada tem muito haver com o aprendizado, assim como olhar pra dentro de si mesmo, falo sempre por aqui de minhas vivências e trajetória. E pra chegar onde? Aqui mesmo!! Sou um quase músico/diletante/amante/amador e já andei muito por aí pra tocar/apresentar, assistir/presenciar momentos que constantemente remontam um aprendizado, aprendi muito mais sobre música experimentando, do que lendo ou somente ouvindo. Re-aprendo, re-invento e recrio o que conheço, "não se pode criar experiência. É preciso passar por ela." A.C. Desaprovar um time de futebol, dizer que alguém não canta bem ou não executa bem um instrumento, mesmo notando que intenção de tais considerações são falhas e sem conhecimento de causa, imagino que caia na simples ideia do "falar por falar"... "Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar" A.L.
       O aspecto artístico atual é totalmente comercial/irracional que ridiculariza a história, o rock inicialmente era música de diversão/dança nos idos anos 60, o barroco do século XVI também, a mu-dança nesse caso é chamada de EVOLUÇÃO?! A longa caminhada sonora daquelas 7 notas musicais (1-dó 2-ré 3-mi 4-fá 5-sol 6-lá 7-si), mesmo que tenha trazido mutações estranhas e muitas vezes de níveis mínimos, também trouxe sonoridades atonais, de qualidade rítmica duvidosa e não longe das tribais. Metamorfose musico gênica  organicamente ligadas as raízes do desenvolvimento do ser humano. A velocidade e o estardalhaço que fizemos pra chegar a esse ponto do tempo, nos trouxeram a essa estrada empoeirada, onde não se vê adiante e com tanta poeira levantada pouco se vê de onde viemos. Assim o caminho mais curto entre os cumes das montanhas é próprio cimo, porém para alcançar é necessário ter pernas longas, ou então longa caminhada...
           Nunca vi ninguém comprar litros de criatividade, quilos de perseverança, metros de propósito, boa vontade, planejamento  ou profissionalismo que seja; assim entendo que não estão a venda. A aposta numa fórmula visual, rítmica e sonora que tem como alvo a desconstrução de valores culturais de tradição e civilidade, tem trazido a nosso convívio o desmantelo social e a vulgarização da associação e empatia de um grupo enorme de pessoas.


Obs. Solo A+:
           Não se fala apenas quando se usa as cordas vocais, existe toda uma sucessão de movimentos involuntários e conhecimentos prévio de um vocabulário, para assim existir a formulação de ideias e frases que terão organização lógica para se alcançar um propósito/intenção.

"Quanto mais me elevo, menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar." F.N.

Obrigado e A+Braços...

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 17-05-2013


3 comentários:

  1. Gostei... " Nunca vi ninguém comprar litros de criatividade, quilos de perseverança, metros de propósito, boa vontade, planejamento ou profissionalismo que seja; assim entendo que não estão a venda. A aposta numa fórmula visual, rítmica e sonora que tem como alvo a desconstrução de valores culturais de tradição e civilidade, tem trazido a nosso convívio o desmantelo social e a vulgarização da associação e empatia de um grupo enorme de pessoas."
    Valeu!! Estou lendo, continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu amigo. Muito bem colocado esta questão de compra de experiências! Se fosse tão fácil assim cairíamos na mais profunda das banalidades.E viver experiéncias não há o que pague.Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei o texto da semana.
    A música como elemento de fundamental importância, que movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento. Mesmo com toda a deturpação do mundo, ainda ficarão as boas coisas, os bons músicos, os que querem fazer com profissionalismo, além de toda musicalidade...
    Ainda bem que tem você para musicar a minha vida!

    "De la musique avant toute chose..."
    Bjo

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!