Tabu + Música... - 30


           O que pode ser misturado com o que? Já ouvi gente misturar samba+rock, maracatu+rock, blues+rock, jazz+rockabilly, progressivo+heavy metal, mas não pensem que os tabus se limitam aos sons, por trás das notas de uma melodia provavelmente existem pessoas e suas culturas, histórias e trajetórias carregadas de lições, diretamente ligadas a toda essa conjunção. Já falei aqui sobre algumas dessas misturas sonoras, mas poucos fazem isso com maestria, pois muitas das tentativas beiram ao absurdo amadorista e inexperiente, a falta de conhecimento de causa, nesse ponto o meio-termo é incerto, como cantar, ou você canta, ou não canta, e ponto final!! "Eu quero me esbaldar, quero lavar a alma / Quem sabe, sabe; quem não sabe, bate palma" R.R.M.

           É sempre complicado misturar estilos de épocas diferentes, vários criadores e precursores de estilos tiveram problemas com os RADICAIS "livres"? E em embates como esses que chegam sempre aos extremos, acusados de extermínio da cultura, quando na verdade a ideia principal é difundir. Na intenção de fundir/somar (+) o culto/tradicional e o moderno, tentando assim criar uma novidade, movimentando a cultura em outras direções que não tenham barreiras. Em tempos onde o som que se compra, é o que se quer vendido... e antes fosse apenas isso, a massificação transforma o ridículo em produto de venda e a preços acessíveis, enquanto o cult/elite cai dia após dia, no esquecimento e saudosismo nessa terra sem memórias.
  Faço votos que as tentativas de encontrar a nova música brasileira sempre aconteçam, e claro, existem muitas máximas que não se curvam as novas modas e tendências, e em todos os sons encontrados em nossos discos preferidos sempre existirá uma fonte, uma razão, um início. Nada passa a existir de uma simples brisa, por mais simples que pareçam as melodias e/ou acordes existem ali histórias, claro que pra quem gosta de histórias... "A porta aberta não diz nada, pra quem não vê além..." ÂBS.
       Revoluções foram causadas pelos que ousaram por seus acertos e erros, mostraram através de suas ideias, mudanças de comportamento, moda e variações estilosas. Traziam e trazem a luz a verdade sobre os próprios valores sociais utilizados. Pensar que o surgimento de novos grupos/bandas, jovens e suas canções, criaram marcas na história da nossa frágil sociedade ocidental, discos proibidos, acordes proibidos, frases proibidas,  comportamentos não aceitáveis,  roupas chocantes demais, músicas imorais, atos que nos dias atuais seriam incensuráveis. O tempo passa, os costumes mudam, as palavras são esquecidas, fica apenas a lembrança de que algo foi feito.

"O homem mais sábio que já conheci me ensinou uma coisa que jamais esqueci. 
E embora eu nunca tenha esquecido, nunca a memorizei também. 
Então, o que me sobrou foi a memória de ter aprendido algo muito sábio a qual não consigo me lembrar." G.C.

Obs. Solo A+:
           Tabus também podem ser traduzidos como medos... Sim medos, de uma sociedade que ainda não preparada para tratar de assuntos que ainda causam desconforto, ou por não ter luz sobre um determinado tema, ou mesmo por ignorância...

Obrigado e A+Braços

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 31-05-2013


2 comentários:

  1. As Misturas "finas" são sempre bem vindas! Ainda mais se são de bom gosto e agregam. Misturar é possível, mais do que se imagina e do que eu imaginava!É o que enriquece.
    Somos um povo mestiço, a mistura e a miscigenação são os traços mais fortes da nossa formação cultural e étnica. A mistura de sons é vital para a evolução.
    E tem a “mistura de referências”...
    Pano pra manga!Assunto do bão!!!
    Bjos e tô adorando isso aqui.

    ResponderExcluir
  2. Para misturar com maestria, a receita parece simples e é; basta anos de estudo sobre os ingredientes que se quer usar e depois ir misturando bem devagar, experimentando para chegar ao mais saboroso dos sons.Parabéns pelo post neste blog que esta com uma mistura muito boa. Claro que acredito também em RATATOUILLE pois ainda sou um sonhador esperançoso. Abraços amigo.

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!