Os Que foram Embora + Cedo - 31


          Longe de mim querer promover a tal "necrofilia da arte", mas minha discoteca (Mp3teca), está lotada de álbuns de artistas que JÁ nos deixaram. Pra uns, "foram cedo demais", pra outros, a quem diga que nos fizeram um favor, deixaram a imagem de um ídolo/herói sempre jovem e desafiador. O ponto de vista pode ser transformado em debate mas não diminui o valor artístico, penso ser pior imaginar, como em muitos casos de artistas que estão por aí ou vivendo de um passado de glórias; ou morrendo aos poucos, físico e artisticamente.

           Quando é muito cedo? Sempre?! É péssimo assistir nossos heróis/ídolos decaírem, mas de repente tudo muda, um álbum lançado que não agradou, a falta de amparo empresarial ou psicológico, massificação das mídias, a ausência de memória cultural. Todos, sujeitos ao ostracismo e esquecimento, essa "berlinda" se torna impraticável na roda do tempo, nesse "museu de grandes novidades" CZZ. Quando as novidades parecem incapazes de nos satisfazer, ficamos felizes em cobiçar o passado, almejando algum dia ter vivido lá.
            Famosos e anônimos que servem de inspiração, em alguns casos a notoriedade vem depois da morte, o desconhecido passa a chamar a atenção, viram notícia e passam a ter a tão almejada fama, deixando um legado que inflama gerações em toda parte. A obra artística fala por si própria e toca de emoção quem passa a conhecer essas heranças. Mesmo quando os erros humanos se sobrepõem aos feitos, a arte, em especial a música, clama por seus entusiastas e discípulos, e mais uma vez o elo quebrado das lembranças é novamente restaurado. Os enganos ficam como lição juntamente com façanhas conquistadas.
              O ciclo da vida prevê envelhecer e morrer, porém me refiro aos casos dos que se "perderam" no rumo ou as rédeas, ou que simplesmente se deixaram levar, ou ainda que de forma acidental partiram desse mundo. Todos deixaram uma marca na história, perdas irreparáveis... ainda que somente para os fãs.

Obs. Solo A+:
           É realmente uma pena que nessa vida o copo trincado nunca quebre e até enjoa de tanto que dura, e que os bons morrem cedo demais, enquanto a sorte recompensa a inutilidade com a duração e a importância com a brevidade.

Obs. Solo +B:
           Ah... O que dizer da fama, tornar seu próprio mundo um parque público, abrir o peito e dizer "VEJAM!! Olhem, usem e abusem..." Por assim dizer, deixar exposta a víscera que pulsa e faz viver, involuntariamente... vivos.

Obs. Solo A+B:
          Post para relembrar alguns dos ídolos como Chico Science (Nação Zumbi) - 30, Renato Russo (Legião Urbana) - 36, Cazuza - 32, Cássia Eller - 39, Ian Curtis (Joy Division) - 23, Kurt Cobain (Nirvana) - 27, Elvis Presley - 42, Jim Morrison (The Doors) - 27, Jimi Hendrix - 27, Janis Joplin -27, Stevie Ray Vaughan - 35, Bon Scott (AC/DC) - 33, John Lennon (The Beatles) - 40, Layne Staley (Alice In Chains) - 34, Robert Johnson - 27, Jaco Pastorius - 35, Raphael Rabello - 32, Michael Jackson - 50, Elis Regina - 36, Jessé - 40, Cliff Burton (Metallica) - 24, Ritchie Valens - 17, Bob Marley - 36.

A+Braços...

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 07-06-2013


2 comentários:

  1. Estabelecemos íntima conexão com os fragmentos póstumos ... "É discutível se a modernidade esgotou o seu ciclo..."
    Amei o texto dessa semana! O tom sombrio, fez o coraçãozinho ficar com saudade...
    Bjo
    Proud Of You!

    ResponderExcluir
  2. Passei só pra deixar um beijo nesse dia que é só uma justificativa... Bjo no meu Bloguista.
    Happy Valentine's Day!

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!