Condições + Adversas - 38


       Contrário a nossa vontade e muitas vezes por acaso, durante performances artísticas, encontramos algumas barreiras para fazer uma apresentação excelente. Falta de energia elétrica, chuva, frio, falta de equipamento adequado, falta de voz ou mesmo a ausência de um integrante; seja qual for o impedimento "o show deve continuar".

         Em locais com baixa temperatura, grande umidade ou épocas de frio, não é apenas o corpo que sofre, os instrumentos também passam por alterações, pois são um conjunto de peças que misturam madeira, aço, ferro, tensão e precisão. Conhecer o próprio instrumento e se aprimorar no quesito regulagem é muito importante, descobrir como funcionam as partes móveis e seus parâmetros, fazer pequenos ajustes é parte da labuta. Adequar o instrumento rapidamente as novas condições e intempereis é essencial e profissional, assim como carregar os equipamentos com cuidado ou trocar cordas; podem não ser a melhor parte mas está tudo interligado.
       Algumas vezes é a saúde que nos abate, a voz que falha junto com um forte resfriado, seguido de febre, um ferimento mesmo que pequeno pode fazer grande diferença em como percutir um instrumento e alcançar o som almejado. Mas há também a questão do músico por trás de cada nota, acorde, ritmo, que também passa por momentos emocionais humanos, cujo temperamento pode se tornar instável, mau humor, tristeza, irritabilidade, e ainda conseguir contornar estas situações podem ser um exercícios de paciência quando se está em grupo.
       Mas ainda podem existir momentos onde a estrela da sorte deixa de brilhar abrindo brecha para o tão temido azar, e com certeza há dias em que seria melhor não ter saído de casa, hostilidade, contratempo, calamidade, tragédia, e de qualquer maneira as responsabilidades e compromissos devem seguir, a platéia desconhece os bastidores e pouco sabe das contrariedades que muitas vezes é mascarada num boa noite cheio de sorriso e comprometimento escondido por trás das "cortinas".

"O show deve continuar,
Por dentro meu coração está se partindo
Minha maquiagem pode estar escorrendo
Mas meu sorriso permanece..." F.M.

Obs. Solo A+:
       No palco nem sempre comédia e/ou tragédia dividem as atenções ("Não é só palhaço que faz rir..." ÂBS), existe mais para se ver por trás de cada elemento sob as luzes e calor do momento, a própria trajetória tem mais histórias. "A estrada é longa, tão bom andar, ontem ali, hoje acolá". J.S./G.G.

A+BraçoS

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 26-07-2013


2 comentários:

  1. Rapaizzz, lendo esse post a gente volta em alguns momentos "tensos" de apresentações, e não tem jeito, um dia acontecem com qualquer músico/artista...

    Lembro do Workshop com o Ardanuy, a disgrama da tomada parecia querer brincar, e no do Kiko Loureiro a mesma tomada avacalhou de novo fazendo o som do guitarra parar, é um troço que "persegue" de vez em quando em apresentações né, camarada? rsrsrs

    Não tem jeito, o jeito é como você escreveu, aprender a lidar com coisas assim.
    Abraço procê!

    Tamo junto...

    ResponderExcluir
  2. Ninguém imagina tanta coisa quando se vê aqueles rostos satisfeitos tocando MPB, Rock and Roll, Blues... A vida de músico realmente não é fácil; amplificadores podem pesar horrores! Músicos ficam dodóis... Humanos que fazem a nossa alegria com muito TRABALHO!!!
    Não é Meu Ângelo?! Igor com a bateria!!!
    bjos e obrigada por mais essa sexta-feira de leitura e nubladaça.
    Pura verdade esse post!!!

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!