Música + Regional - 35


         Garanto que todos já ouviram falar em "música regional", mas poucos se atentaram ao fato de que esse termo está diretamente ligado a cultura brasileira, pois o regionalismo aqui é tão forte quanto as raízes culturais e se tornaram profundas  logo no início do século passado. Filhos da colonização, raças e suas diversas nacionalidades aqui recém chegadas. Em cada região do nosso país se estabeleceram ritmos de etnias distintas, nesse misto, muitos desses ritmos que tomaram conta da MPB, tiveram mutação também nas primeiras guitarras vistas por aqui, as transformações que o público exigia, vinham de acordo com os hábitos e linguagem de cada localidade, o que deu notoriedade a muitos ídolos país afora.

       No início dos anos 80 com o surgimento do "Rock Brasileiro", suas vertentes e influências, assim como a "New Age", o país se viu dividido novamente; mas desta vez por capitanias "rockeiras" e seus principais representantes, no sul bandas como Replicantes, Nenhum de Nós e os Engenheiros do Hawaii, de São Paulo RPM, Titãs, Ultraje a Rigor e os Inocentes, vindas do Rio de Janeiro, Barão Vermelho, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Gang 90 e Hojerizah, do planalto central bandas como Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Legião Urbana.
          Muitas dessas bandas se propagam ainda hoje, através de alguns integrantes remanescentes ou por hereditariedade. Momentos eternizados na cultura familiar brasileira, passados de geração em geração, o que fica é o legado de cada som que se ouve; medir o quanto aqueles sons do passado foram realmente importantes no comportamento e cultura... é outra história. Seria necessário um estudo mais profundo pra entender todas as tribos e correntes que determinaram as amarras que nos trouxeram aos dias atuais.
         A força que os costumes regionais tem sobre cada um socialmente, pode ser notada principalmente em grandes encontros, sejam artísticos, sociais, políticos ou mesmo num ambiente onde o indivíduo se destaca e se torna exceção. Esse efeito permanece nas entrelinhas geográficas e suas particularidades históricas, linguísticas e misturadas as expressões e dialetos, seja na música instrumental ou na canção, essa é a riqueza de nossas combinações e fusões, mestiços que somos, brasileiros!
Se os anos 80 foram o auge do rock brasileiro, os anos 90 passaram a míngua; nem tanto pela qualidade, mais pela quantidade, pouco se somou (+) naquela época. Lembranças, várias..., ok! Mas como já dizia a canção "sempre mais do mesmo, não era isso o que você queria ouvir?" R.R. As letras/textos anti-culturais, politicamente desengajadas (chover no molhado é nulo!!) e os "rebeldes sem causa", ainda estão por aí! Mudar é preciso, ficar mudo não... ÂBS

"Se o rádio não toca! A música que você quer ouvir. 
Não procure dançar ao som daquela antiga valsa. Não!
É muito simples! É só mudar a estação!" R.S.


Obs. Solo A+:
         Tocando rock a tanto tempo percebo que nos anos 90 quando se falava em rock, bandas novas e novidades estavam rareando, não quero me apegar a gosto pessoal, só acho impossível falar de regionalismo, histórias/estórias e influências sem falar na primeira pessoa.

A+Braço

Comentários também para o e-mail: absoloduo@gmail.com

"Absolutum Est Casualis" 05-07-2013


2 comentários:

  1. Os regionalismos formam uma só pátria; remarcam que a nossa unidade está nas diferenças!
    Que artistas coloquem a "mão na massa" para que a riqueza não paralise. Mais que isso; é preciso encorajar, animar, estimular, abrir espaços para o raro bom gosto! Vamos afinar novamente os nossos ouvidos! Afinal, soltar o pé dos anos 80 é difícil, mas gostar do que tá na mídia dos anos 2000 também é... Quem sabe o que não está na mídia?! A+B Solo venha logo! rs.
    Obrigada por um post tão rico!
    OBS.: Será por isso que a gente não enterra os anos 80 nem por reza braba?

    ResponderExcluir
  2. Pois é meu camarada; se quem entende um pouco se perde nesse tema abordado eu próprio que sou "epclético" musicalmente falando, nunca pensei por este lado, que as atitudes proporcionadas pelas pessoas em cada região, alterou e particularizou a musica no passar dos anos. O problema que vejo hoje é a nova socionacinalismomusicalidade tomando conta da nação com ritimos COMPULCIVOS letras AMINEZIANTES.
    O povo tem que acordar pra isso também. Um Abraço meu amigo!

    ResponderExcluir

Sempre façam comentários ok!